Novo é mais bolsonarista do que PL; partido de Bolsonaro tem 19 desertores

O ex-presidente Jair Bolsonaro se filiou ao PL e o transformou no partido que mais elegeu deputados nas últimas eleições. Mas, com 19 desertores, a sigla não é a mais alinhada à oposição. Este posto é do Novo. À exceção da dupla, todas as outras legendas presentes na Câmara entregam mais da metade dos votos ao governo Lula (PT).

Situação da oposição

O PL tem 99 deputados, mas nem todos seguem a orientação da oposição nas votações em plenário na Câmara. Cada parlamentar decide a dar o sim ou o não a uma proposta, mas o partido ou o bloco do qual fazem parte tem a premissa de indicar como quer que seus integrantes votem, inclusive prometendo retaliações se achar que são necessárias.

No total, 12,7% dos votos do PL foram a favor do governo. O alinhamento com a oposição é de 86,9%.

Isso porque o PL tem nove parlamentares que seguiram o governo em metade ou mais das votações. Seis deles estão no Nordeste, região em que Lula tem maioria de eleitorado.

Há também dez deputados que são considerados independentes, o que significa que, das 64 votações ocorridas desde o começo do ano, eles seguiram a orientação da oposição num intervalo entre 50% e 70%.

Os dados foram retirados de uma plataforma de Power BI montada pela oposição, à qual o UOL teve acesso.

A infidelidade gerou brigas no PL. O grupo do WhatsApp do partido está fechado desde 9 de julho por troca de xingamentos envolvendo a reforma tributária. A sigla deu 20 votos a favor da aprovação ao projeto.

Novo fiel

O Novo é o único partido da Câmara em que nove a cada dez deputados são contra o governo. Os dados mostram adesão de 90,5% às orientações da oposição.

Continua após a publicidade

Só que o partido é muito menor que o PL, com apenas três parlamentares na Câmara. Somando o posicionamento deles em todas as 64 propostas apreciadas no plenário neste ano, chega-se a 190 votos.

Aplicando o mesmo cálculo ao PL, foram 5.337 votos, dos quais 677 favoráveis ao governo.

Todas as outras siglas entregaram mais da metade de seus votos ao Planalto.

O PSDB é o terceiro menos alinhado ao governo. Ainda assim, seguiram a orientação do Planalto em 57,9% dos votos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.