Vereador imita macaco para colega negro em câmara municipal de GO
Durante uma discussão na Câmara Municipal de Planaltina (GO), um vereador imitou sons de macaco enquanto discutia com um colega negro. A Polícia Civil investiga o caso.
O que aconteceu?
Os vereadores Professor Lincon (Cidadania) e Carlim Imperador (Pros) se envolveram em uma discussão durante a votação de uma proposta para implantar uma loteria na Prefeitura de Planaltina.
Outro vereador tenta acalmar a briga, mas Carlim, que é negro, continua discutindo. Lincon permanece em silêncio por alguns segundos, fazendo gestos com a mão indicando que o colega estaria falando demais.
De repente, professor Lincon começa a emitir sons similares aos de um macaco. Depois, a votação continuou normalmente.
Segundo a Polícia Civil, Carlim foi à delegacia e registrou um boletim de ocorrência para investigação da injúria racial.
O vereador disse em vídeo publicado em rede social que está extremamente constrangido e ofendido. "É inconcebível que parta de um parlamentar, um professor, esse tipo de ofensa. Ele não pode em hipótese alguma fazer uma barbaridade como essa", declarou.
O partido do professor Lincon, Cidadania, afirma em nota que repudia a atitude do vereador e pede que a direção municipal se posicione a respeito. "Nunca aceitaremos que ataques raciais sejam promovidos por membros de nossa legenda, seja por que motivo for", finaliza.
A Câmara Municipal de Planaltina afirmou, em nota, que "de forma alguma o vereador professor Lincon se dirigiu ao vereador Carlim imperador com injúrias raciais. Foi apenas um mal-entendido, os vereadores que estavam presentes estão para atestar isso".
O UOL entrou em contato com os vereadores envolvidos, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.