Esse conteúdo é antigo

Após vitória de Milei, Lula diz que não tem que ser amigo de presidente

Após a vitória de Javier Milei na Argentina, o presidente Lula (PT) afirmou hoje que "não tem de ser amigo" de presidentes de países vizinhos, só tem de haver uma relação republicana entre eles.

O que Lula disse

Sem citar o eleito na Argentina, Lula disse que a América da Sul "está vivendo algumas confusões" e que é preciso "chegar a um acordo". Como candidato, Milei disse que o brasileiro era "comunista", "ladrão" e "corrupto".

Eu não tenho que gostar do presidente do Chile, da Argentina, da Venezuela... Ele não tem que ser meu amigo, ele tem que ser presidente do país dele e eu tenho que ser presidente do meu país.
Lula, em cerimônia do Itamaraty

O presidente brasileiro participou da cerimônia de formatura da turma 2021-2023 do Instituto Rio Branco, no Itamaraty. Aos formandos, Lula exaltou a diplomacia brasileira e argumentou que a sequência das boas relações entre presidentes com visões diferentes é "a arte da democracia".

"Nós vamos ter problemas políticos e, ao invés de reclamar dos problemas políticos, nós temos que ser inteligentes e tentar resolver", argumentou Lula.

Qualquer autoridade brasileira que chegar no exterior e precisar do Itamaraty, o Itamaraty tem que atendê-lo sem saber quem é, se ele gosta do governo ou se não gosta, se ele gosta do Lula, se não gosta. Até porque ninguém está obrigado a gostar de ninguém. Nós estamos obrigados a conviver de forma civilizada, democrática e respeitosa entre os seres humanos.
Lula

Nesta manhã, Lula indicou que tentaria fechar o acordo entre Mercosul e União Europeia antes da posse de Milei, em 10 de dezembro. O brasileiro teme que a eleição do candidato de extrema direita, que é contra o Mercosul, atrapalhe o desenvolvimento das negociações.

Fechar o acordo tem sido um dos principais esforços da política externa do terceiro mandato do petista. Ele conversou ontem (20) com a presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, para tentar fechar negócio enquanto ainda preside o bloco sul-americano, neste ano, e espera ter uma resposta definitiva na COP 28, conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que acontece em Dubai entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro.

Milei xingou Lula durante campanha eleitoral

Novo presidente da Argentina já disse que Lula era "comunista", "ladrão" e "corrupto", e que não se encontraria com ele se fosse eleito. Milei também convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para participar da cerimônia de posse em dezembro.

Continua após a publicidade

Lula não comentou declarações, e reconheceu resultado da eleição sem citar o nome de Milei. "A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo", escreveu o presidente brasileiro nas redes sociais.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.