Conteúdo publicado há 7 meses

Lula deseja sorte a Milei após vitória: 'Democracia deve ser respeitada'

O presidente Lula (PT) parabenizou o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, após a vitória em segundo turno neste domingo (19). O economista da direita radical derrotou Sergio Massa, candidato que tinha o apoio do governo brasileiro.

O que aconteceu:

Em postagem no X, Lula disse que a democracia e a vontade da maioria dos argentinos devem ser respeitadas, e afirmou que o Brasil "sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos".

A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos.
Lula, em publicação no Twitter

Alinhado à extrema-direita, Javier Milei disse durante a campanha que em seu governo não manterá relações com líderes "comunistas", e citou Lula. O novo presidente argentino externou o desejo de romper laços com o Brasil, maior economia da América Latina, e também com a China, segunda maior economia do mundo por questões ideológicas.

Além de dificuldades na relação com a Argentina, Lula também teme que a vitória de Milei prejudique o Mercosul. Milei é contrário ao bloco de países latino-americanos e chegou a afirmar durante a campanha que sairia do Mercosul, em caso de vitória. Agora, resta saber se ele manterá o discurso ou se foi apenas bravata.

Javier Milei assumirá a Casa Rosada em 10 de dezembro. Até o momento, o presidente Lula não confirmou se irá à cerimônia ou se enviará um representante do governo brasileiro.

Milei eleito

Às 20h30, o novo presidente da Argentina registrava 55,89% dos votos, contra 44,10% de Sergio Massa. Com cerca de 90% dos votos apurados, o candidato da coalizão A Liberdade Avança estava matematicamente eleito.

Continua após a publicidade

A larga diferença entre os candidatos, de mais de 10 pontos percentuais, surpreendeu observadores eleitorais. Pesquisas de intenção de voto mostravam uma distância menor entre os candidatos.

No primeiro turno, Milei havia ficado atrás de Massa. Mas um terço dos eleitores argentinos haviam votado em outros candidatos e eram considerados cruciais para definir o resultado deste domingo.

O candidato Sergio Massa, atual ministro da Economia da Argentina e peronista do União pela Pátria, reconheceu a derrota antes do anúncio oficial do resultado pela Dirección Nacional Electoral da Argentina.

Deixe seu comentário

Só para assinantes