Conteúdo publicado há 6 meses

Sakamoto: Pacheco ignora que reeleição no Legislativo é a mais problemática

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto discordou, durante o UOL News da tarde desta sexta-feira (26), da fala do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) sobre o fim da reeleição para cargos do Executivo.

O senador afirmou que detalhes da proposta continuam em aberto, mas a medida deve prever mandatos de cinco anos para cargos de prefeito, governador e presidente da República.

"O fim da reeleição é algo que é um desejo muito forte dos senadores", disse, enfatizando que a nova regra não valerá para os atuais mandatários. "Será um grande bem que vamos fazer ao país."

Essa é uma discussão que, de tempos em tempos, retorna ao Congresso Nacional. Há argumentos a favor e contra de que quatro ou cinco anos seriam suficientes para desenvolver um projeto. Hoje, o mandato tem, na verdade, oito anos com um plebiscito no meio: o povo diz se quer que continue ou não continue.
Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

A questão é que, para o Brasil, o principal problema não é a eleição dos cargos do Executivo, é custo da reeleição dos cargos do Legislativo. Toda aquela quantidade absurda de emendas que está sendo destinada [para as bases], através da qual o Congresso está sequestrando uma parte significativa do orçamento nacional que deveria estar sendo usada para projetos nacionais de Transporte, Educação, Saúde, Meio Ambiente.

Em vez de fazer isso, eles estão jogando recursos para elegerem prefeitos em suas bases, inclusive deixando buracos em locais que não os apoiam, a fim de garantir sua reeleição como parlamentar em 2026.

Não é a reeleição do Executivo que está criando um problema para o Brasil, é a reeleição do Legislativo.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Continua após a publicidade