Conteúdo publicado há 11 meses

Evento de 90 anos da USP tem Lula e Alckmin e ausência de Tarcísio

O evento que celebra os 90 anos da USP (Universidade de São Paulo), na noite desta quinta-feira (25), não contou com a presença do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O presidente Lula (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estiveram no evento.

O que aconteceu

Tarcísio disse que não compareceu por conta de uma agenda na capital paulista. "O governador reitera sua admiração e respeito pela instituição, que há décadas inspira e forma profissionais e líderes nas mais diversas áreas do saber", diz nota divulgada pela assessoria do governo.

O governador foi representado pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também não foi ao evento.

Lula foi aplaudido. Ele subiu ao palco para receber a Medalha Armando de Salles Oliveira aos gritos de "olé, olé, olé, lá, Lula, Lula". O petista e Alckmin estão acompanhados da primeira e da segunda-dama, Janja e Lu Alckmin, respectivamente.

Em discurso, o presidente exaltou a democracia e lembrou do primeiro comício pelas "Diretas Já", movimento que cobrou a volta das eleições diretas no Brasil. "A democracia não está pronta em lugar nenhum. Ela tem que ser construída a cada minuto, a cada hora, a cada gesto. Por isso estou muito feliz em ter o companheiro Alckmin como meu vice", disse. Lula e Alckmin eram adversários históricos.

Lula ressaltou a inclusão social na USP e defendeu a Lei de Cotas. "Preta, branca, parda, uma cara indígena. [...] É a cara do povo brasileiro, da periferia, que, durante muitas décadas, nem sonhava em chegar na USP. E, hoje, é praticamente mais da metade da USP", destacou.

Sem citar o nome de Jair Bolsonaro ou de outros ex-presidentes, Lula criticou a falta de investimento em educação. "Houve um tempo em que quem governava esse país não queria que o povo aprendesse. Um povo inteligente, com acesso à informação, cultura. Ele não será massa de manobra, ele vai decidir o seu próprio destino".

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a esposa, a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, também estiveram no evento. O médico Drauzio Varella, acompanhado da mulher, a atriz Regina Braga, e o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT), foram outros nomes presentes.

Eu queria apenas dizer para vocês o prazer, a alegria de poder participar dos 90 anos, o aniversário da USP. Eu espero, quando a USP estiver completando 120 anos, eu cá possa estar. Eu gosto tanto da vida, que eu digo para o lá de cima 'eu não quero ir para lá'.
Presidente Lula

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.