Caiado anuncia sorteio de cãezinhos para seguidores nas redes e é criticado
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), anunciou um sorteio de filhotes de cachorro para quem segui-lo no Instagram e foi criticado por protetores de animais.
O que aconteceu
Caiado disse que vai doar 5 filhotes da raça fox paulistinha e dois pastores-belgas-malinois, cria dos cães que tem em casa.
Os animais serão entregues a moradores de Goiás que sigam o governador nas redes sociais e comentem na foto do sorteio.
Ele diz que a ação é um "presente do coração". Segundo ele, várias pessoas entraram em contato com ele pedindo um dos cãezinhos. "É para aqueles que são apaixonados por cachorros, vocês sabem que sou ciumento com os meus cachorros", disse, acrescentando que vai querer acompanhar o crescimento dos bichinhos.
Publicação já tinha mais de 32 mil comentários em menos de 24 horas. Alguns deles, porém, eram de críticas ao governador, dizendo que são vidas e não podem ser sorteadas. "Filhote de raça vai chover adotantes, enquanto protetores e abrigos [estão] lotados de animais para adoção e nenhuma política de estado para castração", escreveu o perfil da organização Amigo Cão de Formosa (GO).
"Animais não são objetos para serem distribuídos em sorteios", disse outra internauta. "Sem falar que o estado deveria há anos ter um programa direcionado aos animais em situação de rua, são milhares espalhados pelas ruas da capital e do interior, necessitando de lar, alimento e assistência veterinária."
Algumas cidades têm leis municipais proibindo distribuição de animais como sorteio ou brinde. Uma delas é a goiana Anápolis, onde a norma vigora desde 2021 e prevê multa para quem descumprir.
Deixe seu comentário