Erika Hilton se torna primeira mulher trans a comandar bancada no Congresso
A deputada Érika Hilton foi escolhida como nova líder da Federação PSOL-Rede no Congresso Nacional. A parlamentar se tornou a primeira pessoa transexual a liderar uma bancada na Câmara.
O que aconteceu
Érika foi escolhida como a nova líder nesta quarta-feira (21). Decisão foi tomada pela bancada de parlamentares da Federação na primeira reunião do ano legislativo.
A deputada vai liderar um grupo de 14 parlamentares. O cargo era ocupado pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP). Ele vai deixar o posto para se dedicar a campanha para prefeitura de São Paulo.
Érika Hilton disse que ser escolhida para liderar a bancada é uma "honra". "Absolutamente maior será a nossa responsabilidade frente às ofensivas da extrema direita e do centrão, afirmou.
A parlamentar também celebrou a escolha nas redes sociais. "Vai ter líder travesti. Muito orgulhosa se ter sido indicada de maneira unânime como nova líder da bancada do PSOL-Rede na Câmara. Pela 1ª vez na história uma mulher trans liderará uma bancada no Congresso e negociará de igual para igual com todos os líderes partidários, na defesa do projeto eleito em 2022 e na base do governo", escreveu.
VAI TER LÍDER TRAVESTI! ??
-- ERIKA HILTON (@ErikakHilton) February 21, 2024
Muito orgulhosa se ter sido indicada de maneira unânime como nova líder da bancada do PSOL-Rede na Câmara.
Pela 1ª vez na história uma mulher trans liderará uma bancada no Congresso e negociará de igual para igual com todos os líderes partidarios, na? pic.twitter.com/rkGlKzWQIV
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.