Vice critica Cláudio Castro após ser demitido de secretaria: 'Retaliação'
O vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha (MDB), classificou como "erro político gravíssimo" e "retaliação" a sua retirada do comando da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade pelo governador Claudio Castro (PL).
O que aconteceu
Pampolha disse que a decisão dava descontinuidade a um "trabalho exitoso". "Acho que houve injustiça e erro político gravíssimo, mas vamos continuar à disposição da população em uma outra frente", declarou em entrevista concedida nesta quarta-feira (6) à rádio CBN Rio. No lugar dele, entrou Bernardo Rossi (Solidariedade), que ocupava a Secretaria de Governo.
Cláudio Castro demitiu o vice-governador do cargo de secretário do Ambiente e Sustentabilidade na segunda-feira (5). Thiago Pampolha ocupava o cargo desde 2020, quando Castro assumiu o governo do Rio após o afastamento do ex-governador Wilson Witzel, que sofreria um impeachment depois.
Recentemente, uma troca de partido afetou a relação entre o governador e seu vice. Pampolha deixou o União Brasil e se filiou ao MDB para se antecipar em relação à disputa estadual de 2026, o que gerou rusgas na relação dos dois, relatou a Folha de São Paulo.
Pampolha afirmou que Castro não havia concordado com a troca de partido, mas tinha sinalizado respeito. A conversa entre ambos aconteceu antes do vice-governador aceitar o convite a ir para o MDB, relatou.
Governador achou que atuação na tragédia causada pela chuva da Baixada Fluminense foi lidada com "superexposição", disse vice. Além da questão político-partidária, Pampolha avaliou que a atuação da secretaria após as chuvas que deixaram 13 mortos no Rio, em janeiro, também pesou na decisão de Castro.
Sem dúvida nenhuma houve um erro político. Eu abri mão de uma carreira legislativa que eu tinha. Abri mão de uma candidatura sólida para reeleição de deputado estadual, resolvi apostar no projeto, me inseri na chapa junto com ele, fizemos uma eleição vitoriosa no primeiro turno. Quando você entra num projeto, imagina que haverá respeito à sua figura, que vai conseguir implantar o que acredita que é melhor para a sociedade.
Thiago Pampolha em entrevista à CBN Rio
Deixe seu comentário