Padre Kelmon confirma pré-candidatura à Prefeitura de SP pelo PRTB
Padre Kelmon, ex-candidato à Presidência da República em 2022, declarou que irá se filiar ao PRTB e confirmou a sua pré-candidatura a prefeito da cidade de São Paulo pelo partido nas eleições de 2024.
O que aconteceu
Padre agradeceu ao PRTB pela acolhida e escolha para representar a sigla na disputa. "É uma alegria poder estar neste partido do saudoso Levy Fidelix. Deus abençoe a nossa caminhada. Temos muito por fazer, muito por lutar pela cidade de São Paulo", declarou em um vídeo publicado nas redes sociais. O acordo da pré-candidatura está fechado com o PRTB e o evento de filiação ao partido ocorrerá em São Paulo em breve, apurou a reportagem.
O domicílio do pré-candidato é em São Paulo. Ao UOL, anteriormente, o candidato explicou que vive há 22 anos no estado.
Vice, que é pastor evangélico, também comemora a pré-candidatura. Manoel Ferreira Junior, também do PRTB, agradeceu o apoio da sigla. "Com os nossos princípios cristãos, vamos encarar esse desafio de pré-candidatura. Chapa padre e pastor para que possamos colocar os nossos princípios e valores dentro da política, em uma luta árdua, mas eu tenho certeza da vitória no final", disse.
Candidato trocou de partido. Anteriormente, Padre Kelmon estava no PTB, que se juntou ao Patriota para criar uma nova sigla, o PRD. O religioso chegou a anunciar a pré-candidatura antes mesmo de debater o assunto internamente. Kelmon não teria apoio dentro do próprio partido. Na nova sigla, o pré-candidato não poderá participar de debates, nem terá direito a participar do horário eleitoral gratuito.
Conservadorismo está presente nas pautas do candidato. Nas redes sociais, o padre se define como "sacerdote ortodoxo, e defensor da vida, família e liberdade". Ele também informa ser presidente do "Foro do Brasil", movimento conservador com políticos de oposição ao governo Lula.
Padre Kelmon não deve contar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar das dobradinhas nos debates em 2022, o ex-presidente está envolvido em uma costura de aliança do PL com o atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), que deve disputar a reeleição.
Quem é Padre Kelmon?
Parceria com Bolsonaro nas eleições. Natural de Salvador, na Bahia, Kelmon Luis da Silva Souza, conhecido como Padre Kelmon, de 47 anos, repercutiu nas redes após fazer dobradinhas nos debates apoiando o presidente Jair Bolsonaro (PL), que perdeu a disputa para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022.
Padre Kelmon terminou a disputa de 2022 em 7º lugar. Ele teve 0,07% (81.129 votos, no total).
Ele chegou a ser chamado de "padre de festa junina". A declaração foi realizada pela também candidata à época Soraya Thronicke no debate da TV Globo. A fala virou um dos memes mais destacados nas redes sociais durante as eleições de 2022.
Padre Kelmon nunca exerceu cargo eletivo, segundo o Comprova. Antes de 2022, ele ainda não havia se candidatado a nenhuma eleição, segundo dados do portal de divulgação de candidaturas do TSE, que vão até 2004.
*Com Estadão Conteúdo
Deixe seu comentário