Topo

Kelmon repete dobradinha e tira Bolsonaro do foco de adversários em debate

24.set.2022 - Padre Kelmon fez dobradinha com Bolsonaro durante o debate entre presidenciáveis no SBT - Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação
24.set.2022 - Padre Kelmon fez dobradinha com Bolsonaro durante o debate entre presidenciáveis no SBT Imagem: Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação

Do UOL, em São Paulo, no Rio e em Brasília*

29/09/2022 22h59Atualizada em 29/09/2022 23h53

Em sua primeira participação no debate presidencial da TV Globo, o candidato do PTB, Padre Kelmon, endereçou a pergunta a Jair Bolsonaro (PL) e buscou tirá-lo do foco dos adversários.

Kelmon indagou o candidato à reeleição se ele pretende manter, caso seja vitorioso nas urnas, políticas econômicas adotadas durante a pandemia da covid-19. A escolha impediu que Bolsonaro fosse selecionado por outros adversários responder questionamentos, de acordo com as regras do programa.

A tática, no entanto, não deu certo, pois Bolsonaro acabou trocando farpas logo em seguida com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de um direito de resposta concedido ao petista.

"O senhor enfrentou a pandemia com 500 milhões de doses de vacina, e deu 600 milhões de reais de Auxílio Emergencial para os brasileiros no 'fica em casa', 'economia a gente vê depois'. O Auxílio Brasil é, agora, permanente para o povo. O senhor pretende manter essa política no seu mandato, no segundo mandato?", indagou Kelmon.

No debate realizado pelo SBT, no último sábado (24), o petebista já havia feito dobradinha com o atual presidente. O religioso se diz conservador e exalta valores relacionados ao campo da direita, em um alinhamento ideológico com Bolsonaro.

Durante a resposta, Bolsonaro acabou fazendo menção a governos anteriores do ex-presidente Lula, que pediu direito de resposta. A direção do debate deu aval ao pleito. Na sequência, teve início a troca de farpas entre os dois.

"Nós não podemos voltar à fase de pouco tempo onde era realmente uma cleptocracia, ou seja, a roubalheira imperava em nosso país. O governo Lula foi o chefe de uma grande quadrilha, dezenas de delatores devolveram seis bilhões de reais para pegar uma pena menor", declarou Bolsonaro.

'Presidiário' e 'mentiroso'. O petista voltou a pedir direito de resposta após mais um ataque de Bolsonaro, que o chamou de "presidiário" e "mentiroso".

Num debate entre pessoas que querem ser Presidente da República, o atual presidente tivesse um mínimo de honestidade. O mínimo de seriedade. Ele falar que eu montei quadrilha? Com a quadrilha da rachadinha dele que ele decretou sigilo de cem anos, com a rachadinha da família, sabe, do Ministério da Educação? Com barras de ouro? Ele falar de quadrilha comigo? Ele precisava se olhar no espelho e saber o que está acontecendo no governo dele
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Na sequência, Bolsonaro também se sentiu ofendido e pediu um novo direito de resposta, novamente concedido pela organização do encontro.

Mentiroso! Ex-presidiário. Traidor da Pátria. Que rachadinha? Rachadinha é teus filhos! Roubando milhões de empresas! Após a tua chegada ao poder, que CPI é essa? Da farsa? Que você vem defender aqui? O que achou a meu respeito? Nada! Que dinheiro de propina? Não teve propina, propina teve o seu Carlos Gabas, do consórcio nordeste! Dos governadores amigos teus!
Bolsonaro a Lula

Participaram desta cobertura:
Em São Paulo: Ana Paula Bimbati, Beatriz Gomes, Caê Vasconcelos, Gilvan Marques, Isabela Aleixo, Juliana Arreguy, Letícia Mutchnik e Rafael Neves.
No Rio de Janeiro: Felipe Pereira e Lucas Borges Teixeira.
Em Brasília: Camila Turtelli, Gabriela Vinhal, Hanrrikson de Andrade e Letícia Casado.