Conteúdo publicado há 9 meses

Ipec: Avaliação positiva do governo Lula é de 33%, pior índice da pesquisa

A avaliação do governo Lula (PT) caiu para 33%, o pior índice registrado pela pesquisa Ipec desde março do ano passado. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (8) pelo instituto.

O que diz a pesquisa

O governo Lula tem 33% de ótimo e bom. Em dezembro do ano passado, esse índice era de 38%.

Os que classificam a administração como regular também são 33%, enquanto a pesquisa mostra 32% para ruim ou péssimo.

O índice de avaliação positiva é o menor desde o primeiro levantamento, em março. Na época, o governo tinha 41% de ótimo ou bom. Já a avaliação negativa é a maior, saindo de 24% para 32%.

O Ipec mostra que a avaliação positiva do governo Lula foi derrubada principalmente pelos grupos: Eleitor de Lula em 2022 (69% para 61%); moradores do Nordeste (52% para 43%); moradores do Sudeste (37% para 30%); quem tem renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (51% para 39%); pretos e pardos (43% para 35%); mulheres (40% para 33%); e aqueles que têm ensino médio (33% para 26%).

A avaliação negativa é impulsionada pelos seguintes grupos: eleitor de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 (63%); quem tem renda mensal familiar superior a 5 salários mínimos (45%); moradores da região Sul (42%); e evangélicos (41%).

O levantamento foi realizado pelo Ipec entre os dias 1º e 5 de março, com 2 mil pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Maneira de governar

A maneira de governar do presidente Lula (PT) é aprovada por 49% dos entrevistados pelo Ipec. Em dezembro, esse índice era de 51%.

Continua após a publicidade

Já entre os que desaprovam, o levantamento mostra um índice de 45%. Na última pesquisa, esse número era de 43%. Não sabe ou não responderam, 6%, mesmo índice de dezembro.

O Ipec ressalta que a aprovação a Lula cresceu de 27% para 36% entre quem tem renda familiar mensal de até 1 salário mínimo.

O levantamento ainda mostra que 45% confiam no presidente (eram 48% em dezembro), enquanto 51% não confiam. Não sabem ou não responderam, 4% (eram 3%).

A pesquisa destaca a queda na confiança entre os moradores de municípios com mais de 500 mil habitantes, que caiu de 49% para 41% em relação a dezembro.

Expectativa sobre governo

A pesquisa Ipec ainda analisou as expectativas dos entrevistados sobre o governo Lula (PT).

Continua após a publicidade

Segundo o levantamento, 43% acham que está no caminho certo; 50%, que está no caminho errado; 7% não sabem ou não responderam.

O instituto ainda mostra que 30% acham que está indo melhor do que o esperado (32% em dezembro); 30% indo igual (eram 30%); 38% acham que está indo pior (eram 35%); não sabem ou não responderam, 3% (eram 2%).

O Ipec também mediu a avaliação dos entrevistados sobre a relação de Lula com o Congresso. 31% avaliam que o presidente terá mais facilidade neste ano para conseguir apoio para votações importantes; 59% avaliam que terá mais dificuldade; não sabem ou não responderam, 9%.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.