Topo

Jair Renan Bolsonaro diz que trocou o RJ por SC por causa do 'povo honesto'

Do UOL, em São Paulo

27/03/2024 20h31Atualizada em 29/03/2024 16h21

Jair Renan, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou nas redes sociais que trocou o Rio de Janeiro por Santa Catarina em razão do "povo honesto" do novo estado onde reside.

O que aconteceu

Nascido no Rio de Janeiro, Renan criticou quem fala mal de Santa Catarina. Na visão do pré-candidato a vereador por Balneário Camboriú (SC), quem fala mal de Santa Catarina se incomoda porque os catarinenses são "trabalhadores e honestos". "Por isso que eu saí do Rio de Janeiro e vim para cá", complementou.

Renan diz que Balneário Camboriú e o estado de Santa Catarina "são maravilhosos". No fim do vídeo, ele ainda diz um "tá ok?", bordão usado pelo seu pai, e ainda cita estar junto com os "compatriotas sulistas". Cabe ressaltar que Bolsonaro e os filhos, como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador Carlos (PL), fizeram carreira no estado.

"Sou catarinense por opção", escreveu na legenda da publicação. No início do vídeo, Renan criticou o vereador de Balneário Camboriú (PT-SC) Eduardo Zanatta por entregar ao Padre Júlio Lancelotti, neste mês, um prêmio do Instituto Humaniza Santa Catarina, que homenageia "aqueles que lutam ao lado da democracia e defendem os direitos humanos", segundo o petista.

O filho de Bolsonaro acusou petistas de falarem mal do estado e da cidade. Ele chegou a se referir a Eduardo como "vereadorzinho da esquerda": "Vão para a Venezuela. Lá, sim, vocês vão ter a democracia que tanto querem". A reportagem tenta contato com Eduardo. O texto será atualizado tão logo haja manifestação.

Resposta de Zanatta

Vereador do PT rebateu críticas de Renan e falou em oportunismo. Zanatta chamou o filho de Bolsonaro de "aspirante a vereador" e citou o fato de que Renan se tornou réu por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro no TJDFT. "Talvez por isso que, apesar de a família dele ter casa lá, ele não seja candidato pelo Distrito Federal", disse o vereador em vídeo.

Quero agradecer o reconhecimento do nosso trabalho, porque a gente trabalha muito. O nosso projeto de cidade, a nossa visão de mundo, têm crescido (...). Especialmente agora que o governo federal traz investimentos para Balneário Camboriú e Santa Catarina e não vem aqui apenas para andar de jet ski.
Eduardo Zanatta (PT), vereador por Balneário Camboriú (SC)

Pré-candidatura

A filiação de Jair Renan ao PL ocorreu na segunda-feira (25). Renan anunciou a filiação com uma publicação nas redes sociais. O filho de Bolsonaro postou uma foto dele ao lado do governador e presidente do PL no estado, Jorginho Mello. Escrevendo aos "compatriotas sulistas", Renan disse querer "agradecer ao governador por essa grande honra em fazer parte do time PL".

"É oficial", comentou o filho de Bolsonaro no Instagram. "Ao povo catarinense: saibam que estou nessa guerra até depois do fim, por nossa Liberdade", disse, na legenda da publicação. O prazo para entrar em uma legenda e concorrer nas eleições deste ano termina no dia 6 de abril.

No início do mês, Renan foi a um bingo e se apresentou como pré-candidato. Ele também usou um dos bordões do pai. "Estou aqui para ajudar. O que vocês precisarem, estou de pé aqui, é só pedir para mim. Tá ok?" Segundo o jovem, ele ajudava o local desde 2023.

Com a filiação de Renan, todos os filhos maiores de 18 anos de Bolsonaro estão envolvidos na política. Flávio é senador pelo Rio de Janeiro. Carlos é vereador, também no Rio. Eduardo é deputado federal por São Paulo. Agora, Jair Renan é pré-candidato a vereador em Santa Catarina. Bolsonaro também é pai de Laura, de 13 anos, fruto da união com Michelle.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jair Renan Bolsonaro diz que trocou o RJ por SC por causa do 'povo honesto' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política