Conteúdo publicado há 29 dias

Josias: Supremo apanharia menos da opinião pública se tivesse mais recato

O ministro Gilmar Mendes, do STF, erra ao falar sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes da Corte julgar os casos que o envolvem, afirmou o colunista Josias de Souza no UOL News da manhã desta quinta-feira (28).

A essência do trabalho do juiz é a imparcialidade. É preciso que o juiz paire acima dos fatos, observe e, na hora de decidir, que o faça de forma imparcial. Quando o juiz, antes mesmo de analisar os autos e da conclusão da investigação, já emite opiniões a respeito, ele se afasta desse ideal da magistratura, que é o ideal da imparcialidade.

Esse distanciamento daria aos julgamentos uma aparência mais interessante. Não à toa que o Supremo está sofrendo questionamentos. O Supremo apanharia menos da opinião pública se tivesse um pouco mais de recato.

Recato nas declarações que dá, no comportamento que exibe em público e nos atos que participa. Há uma série de limitações que os magistrados deveriam observar, mas nem todos observam.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes