Datena se filia ao PSDB, mas não crava candidatura a vice de Tabata
O apresentador José Luiz Datena se filiou hoje ao PSDB, mas não deixou claro se será vice na chapa de Tabata Amaral (PSB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo ou se vai se lançar candidato pelo partido tucano.
O que aconteceu
"Para a primeira alternativa eu vou, para a segunda eu vou. O futuro a Deus pertence", respondeu o apresentador ao ser questionado sobre suas intenções. Datena se filiou ao partido depois de ficar quatro meses no PSB. Ele entrou no partido em dezembro do ano passado, cotado para ser vice de Tabata.
Ao mesmo tempo, Datena disse que a filiação é uma "movimentação de coligação partidária" que já vinha sendo estudada com Tabata, que participou do evento. Com a aliança junto aos tucanos, a pré-candidata teria mais recursos e tempo de propaganda eleitoral na TV.
José Aníbal, presidente do diretório municipal do PSDB, também não cravou a posição de Datena na eleição. Ele confirmou que os partidos estão conversando.
Tabata afagou os tucanos em discurso e também destacou que a filiação faz parte de um movimento político. "Não é fácil abrir mão de um de nossos maiores quadros, mas a gente sabe que esse é um movimento coletivo, pensando em São Paulo", disse.
A chegada do apresentador ocorre em momento de fragilidade do PSDB. Todos os vereadores da cidade de São Paulo deixaram o partido, depois que a direção decidiu não apoiar o prefeito Ricardo Nunes (MDB) na campanha à reeleição.
Líderes do PSDB não compareceram ao evento. O presidente nacional da legenda, Marconi Perillo, faltou em razão de entrevistas com emissoras de TV e enviou uma mensagem de áudio ao apresentador, transmitida por Aníbal. O prefeito de Santo André, Paulo Serra, presidente do diretório estadual, também não estava presente.
11 partidos e nenhuma eleição
O PSDB é o 11º partido de Datena. Além do PSB, ele tem passagens pelo PT, onde ficou 23 anos, PP, PRP, DEM, MDB, PSL, PSC e PDT.
É a quinta vez que o jornalista ensaia disputar uma eleição. Nas outras vezes, ele acabou desistindo no meio do processo. Em 2022, ele estava filiado ao PSC e disputaria eleição no palanque com Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi eleito governador de São Paulo, mas não foi até o final com a decisão.
O que disseram
Não depende só de nós [ele e Tabata] (...) A minha vontade é estar do lado da Tabata. Agora, estou num partido que está conversando com o partido que era o meu partido, eles estão conversando e que definam. Precisa perguntar mais pros dirigentes dos partidos, eles que respondam.
José Luiz Datena
Queremos com a filiação do Datena dar um impulso forte ao posicionamento do PSDB (...) Vamos iniciar um novo procedimento dessa sucessão paulistana com o Datena como nosso companheiro com condições de disputar o que for importante para que a gente alcance a vitória.
José Aníbal
Tenho muita admiração e respeito pela história do partido, é impossível morar aqui em São Paulo e não reconhecer o que o PSDB vem sendo para o Estado e para a cidade de São Paulo.
Tabata Amaral
Deixe seu comentário