Lula e Itamaraty lamentam morte do presidente do Irã: 'Irreparáveis perdas'
Do UOL, em São Paulo
20/05/2024 09h55Atualizada em 20/05/2024 13h26
O presidente Lula (PT) se solidarizou pela morte presidente do Irã, Ebrahim Raisi, em um acidente de helicóptero.
O que aconteceu
Lula enviou condolências em publicação nas redes sociais. "Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian, e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero", escreveu o presidente.
O Itamaraty manifestou pesar pelas "irreparáveis perdas". "O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas", disse a chancelaria brasileira, em nota.
Presidente do Irã e mais 3 morreram
A morte de Raisi foi confirmada por volta das 7h, no horário local (0h30 de segunda-feira, em Brasília). Além do presidente iraniano, morreram o chanceler Hossein Amir-Abdollahian; Malek Rahmati, governador de Azerbaijão Oriental; e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.
Mohammad Mokhber, 1º vice-presidente do Irã, deve assumir cargo deixado por Raisi. A ação ainda depende da aprovação de Ali Khamenei, líder supremo do país. O vice assumiria de forma provisória e novas eleições teriam que ser convocadas para acontecerem nos próximos 50 dias.
Helicóptero havia sido localizado nas primeiras horas de segunda (20). A aeronave caiu no domingo (19) entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental, segundo informou a IRNA, a agência de notícias estatal do Irã (veja abaixo). O local onde o helicóptero estava sendo procurado é montanhoso e de difícil acesso, e o mau tempo dificultou as buscas.