Cesar Maia recebe apoio de Freixo e mais políticos após vídeo no banheiro

O ex-prefeito do Rio e hoje vereador Cesar Maia (PSD) recebeu o apoio do presidente da Embratur Marcelo Freixo (PSB) e outras lideranças políticas fluminenses após ter sido gravado quando estava no banheiro durante sessão realizada ontem na Câmara Municipal do Rio.

O que aconteceu

"Minha admiração e meu respeito", disse Freixo. O ex-deputado estadual fluminense lembrou a trajetória política de Maia, que foi prefeito do Rio por três vezes e vice na chapa de Freixo na disputa pelo governo estadual em 2022 — entre outros cargos ocupados.

Vereador foi à tribuna defender Maia. Alexandre Isquierdo (União Brasil) chamou de "abutres" e "canalhas" aqueles que tentam explorar "ato que não teve nenhuma maldade".

"Faltou talvez um pouco de maturidade de vossa excelência", afirmou Isquierdo sobre colega que presidia a sessão. Nas imagens que viralizaram na internet, Pablo Mello (Republicanos) ri quando se dá conta de que Maia está se filmando no que parece ser um banheiro ao participar de forma remota da sessão da Câmara.

Filho de Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados também se manifestou. No Instagram, Rodrigo Maia (PSDB) afirmou que o episódio "destacou ainda mais" a grandeza de seu pai "como ser humano e político". "Agora é continuar trabalhando pela cidade que poucos conhecem tão bem", disse ele no texto.

Situação se deu na quarta (5)

Maia apareceu em uma reunião virtual da Câmara Municipal do Rio de Janeiro sem calças, sentado no que parece ser um vaso sanitário. Diante da situação, Mello orientou que o ex-prefeito desligasse a câmera.

Os parlamentares votavam um projeto de lei sobre o Mirante da Rocinha. O PL discutido declara Patrimônio Cultural de Natureza Material da Cidade do Rio de Janeiro a estrutura localizada na Estrada da Gávea.

A situação gerou comentários nas redes sociais. Pessoas que assistiam à sessão deixaram comentários como "Desliga a câmera"; "Nunca ri tanto"; "Vou precisar tomar água". No X, antigo Twitter, o vídeo também foi compartilhado e comentado.

Continua após a publicidade

O UOL procurou a assessoria de imprensa do vereador, mas não houve retorno. Ao jornal O Globo, a assessoria de Maia disse que ele teve uma "indisposição repentina", mas "se manteve na sessão". "O mal-estar súbito acabou prejudicando sua percepção da câmera aberta, se ateve somente em manter sua atenção ao trabalho", disse a assessoria ao jornal.

Cesar Maia tem 78 anos e é economista. Ele ocupou a Prefeitura do Rio por 12 anos. Atualmente, está em seu terceiro mandato consecutivo como vereador da cidade.

Deixe seu comentário

Só para assinantes