Conteúdo publicado há 17 dias
OpiniãoPolítica

Landim: Carimbo de 'defensor de rachador' terá custo à campanha de Boulos

O arquivamento do processo de cassação do deputado federal André Janones (Avante-MG) terá consequências para a campanha de Guilherme Boulos à Prefeitura de São Paulo, disse a colunista Raquel Landim no UOL News desta quinta (6).

O deputado do PSOL foi o relator do processo e, em seu parecer, livrou Janones das acusações. A sessão foi marcada pelo bate-boca entre parlamentares do PL, Janones e seu assessor, que quase acabou em agressão física.

Boulos caiu nessa história por sorteio. Ele tentou escapar do carimbo de quem defende rachador dizendo que 'não estava entrando no mérito, que seria discutido na Justiça, e falava apenas da forma'. Utilizou um argumento do Janones e uma decisão do STF [Supremo Tribunal Federal] para isso.

Só que ele está distorcendo a visão do STF. Boulos, que é muito inteligente e hábil, fez-se de sonso. O argumento que ele constrói para não abrir a investigação é fraco, frágil. Boulos faz isso apenas para não defender o suposto rachador, tentar escapar dessa pecha e pagar a conta que o governo Lula tem com Janones por ter sido o braço mais forte na internet durante a campanha [presidencial].

Boulos se prestou a esse trabalho para o governo Lula e isso vai ter custo para a campanha eleitoral dele em São Paulo. Esse carimbo de 'defensor de rachador' é muito forte, tanto que Jair Bolsonaro paga o preço disso há um tempão. É um custo político forte. Raquel Landim, colunista do UOL

Para Raquel, a presença de Pablo Marçal, pré-candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, no Conselho de Ética da Câmara sinaliza como o resultado deste processo deve ser usado contra Boulos na disputa municipal.

Uma evidência de que isso terá impacto na campanha é a presença de Pablo Marçal, que foi até á com um broche de deputado. Ele entrou na sessão para poder provocar Boulos e ter ganhos eleitorais na disputa em São Paulo.

Não tem jeito. Isso será atraído para a campanha e utilizado no horário eleitoral. Foi uma armadilha da qual Boulos não conseguiu escapar. Ele está tentando politicamente dar um jeitinho e usar uma filigrana jurídica frágil para dizer que não defende rachador. Deu um pulo para salvar Janones e enfrentará essa conta na disputa eleitoral. Raquel Landim, colunista do UOL

Sakamoto: Teatro bolsonarista tenta jogar rachadinha só no colo da esquerda

Continua após a publicidade

O tumulto visto durante a sessão do Conselho de Ética da Câmara que arquivou a denúncia contra Janones foi uma tentativa dos bolsonaristas de vincular a prática de rachadinha à esquerda, analisou o colunista Leonardo Sakamoto.

O que aconteceu ontem foi um grande teatro, exatamente para tentar jogar no colo da esquerda uma coisa que a direita também faz, que é a rachadinha. Por conta dessa oportunidade que foi identificada pelo bolsonarismo, o protagonista da Comissão de Ética não foi Boulos, Janones, Nikolas Ferreira, nem ninguém que estava naquele furdúncio todo, mas sim o smartphone. Estava planejado para aquele conteúdo ser produzido e ir para as redes sociais. Aquilo não é espontâneo. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes