Boris Casoy: Silvio Santos nunca interferiu em telejornais que apresentei
O jornalista Boris Casoy afirmou ao UOL News desta segunda-feira (19), que apesar de Silvio Santos apreciar um outro tipo de jornalismo, nunca interferiu em seu trabalho no SBT.
O apresentador e fundador do SBT morreu aos 93 anos, neste sábado (17), em São Paulo. Em 1988, Casoy foi âncora do Telejornal Brasil (o TJ Brasil), o principal da emissora na época.
Nem sempre o jornalismo que ele apreciava estava vinculado à realidade. No meu caso, na minha época, eu fui pro SBT com a condição de não haver nenhum tipo interferência e eu garanto a vocês que não houve nenhum tipo de interferência do Silvio em nenhum dos jornais que eu apresentei.
Não é que ele não gostava do jornalismo, ele gostava do "Aqui Agora", um programa policial, voltado mais para polícia e assuntos extravagantes do que um telejornal que falasse de política, de assuntos culturais etc. Isso na visão dele não dava audiência, o telejornal que eu fazia não dava audiência, mas foi a maior audiência fora da Globo naquela época. Mas assim mesmo o Silvio queria algo parecido com o show.
Boris Casoy, Jornalista
Boris contou ainda que todo o controle que Silvio exercia era resultado do "lado empresário" do apresentador e que mesmo quando falou sobre sua candidatura à Presidência, por exemplo, não foi censurado.
A política, as pressões e as necessidades do grupo, posteriormente levaram a isso, a esse controle. Ele era uma pessoa onipresente, então ele proibiu comentários, demitiu gente, afastou pessoas. Isso em função com a parte de empresário dele. (...) Veja, eu ataquei a candidatura dele a Presidência República e não houve problema nenhum.
Olha, ele é um mito, mas a gente tem que considerar que ele era um ser humano falível, como todos nós, dotado de uma Inteligência fora do comum, dotado também de uma esperteza também fora do comum, e que criou um ambiente que acabou sendo uma espécie de fio condutor de uma área específica da televisão brasileira, que chamam de popular. Não é a televisão que eu faria, mas ele teve sucesso, um homem de grande sucesso, um lutador, um exemplo.
Boris Casoy, Jornalista
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário