Maierovitch: Moraes deu o ringue do STF de bandeja a Elon Musk
O ministro Alexandre de Moraes errou ao não mandar o caso de Elon Musk para a primeira instância e, com isso, deu de bandeja ao bilionário um embate no STF (Supremo Tribunal Federal), avaliou o jurista e colunista do UOL Wálter Maierovitch em participação no UOL News desta terça-feira (3).
Moraes não mandou o caso Musk para a primeira instância. Errou e, com isso, deu ao Musk, de bandeja, um embate no STF. Moraes elevou o estamento de Musk e ele usa isso promocionalmente. Agora, com a ação de descumprimento de princípio constitucional fundamental, entra em cena o STF pleno: onze ministros. Musk vai continuar a tirar partido promocional. Vai 'combater' com todos os ministros, com a mais alta corte do país.
Era tudo o que o Musk queria, defender a tese dele: 'O que tá ocorrendo? Tá ocorrendo censura, não tem liberdade de expressão'. Vejam que posição difícil do Supremo, de dar o Supremo para o Musk. Veja o patamar do Musk, ele está brigando com o Moraes por caso que deveria estar na primeira instância.
Wálter Maierovitch, colunista do UOL
Para o jurista, ao manter Musk no STF, a briga agora ganha ''nova e preocupante dimensão'', pois Musk vai continuar a não cumprir decisões e pode estender isso a Starlink.
Teve uma passagem que ocorreu na presidência do ministro Sydney Sanches, ele recebeu um ofício em que dizia para lidar com cumprimento a determinado fato sob pena de prisão. E ele mostrou a seus pares que disseram: 'Olha, um maluco que faz uma coisa dessas, vai te prender a qualquer hora, inesperadamente. Vai te dar ordem de prisão, vai criar uma confusão. Então procura o lugar certo que é o primeiro grau'. Olha, o Moraes não fez isso e o Supremo não está fazendo isso em vários casos. Quer dizer, virou palco para o Musk? Será? Será que o Supremo vai aumentar o palco para o Musk?
Wálter Maierovitch, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Deixe seu comentário