Sakamoto: Musk ainda dá uma banana à lei e tenta minar autoridade do STF
Elon Musk ainda demonstra dar de ombros à legislação brasileira e questiona a autoridade do STF (Supremo Tribunal Federal) ao burlar o bloqueio ao X (antigo Twitter) no país, afirmou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News desta quinta (19).
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que o X teve "intenção deliberada" de descumprir a ordem do STF de bloquear a rede social no Brasil, que ficou acessível a usuários no país na quarta (18).
O X só volta ao Brasil se tiver representação no país, como pede a lei, cumprir todas as decisões judiciais, incluindo derrubar contas que ainda estão no ar, e pagar a multa.
Na verdade, ao contrário do que parece, Musk não demonstra boa vontade. Ele continua usando subterfúgios para tentar minar a autoridade do STF e a imagem do país. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Para Sakamoto, Musk dá a impressão de que atenderá aos pedidos do ministro Alexandre de Moraes, mas na verdade o bilionário continua desafiando a Justiça do país.
Apesar do que foi pautado pela conta de assuntos governamentais do X lá fora, a realidade é outra. A Anatel aponta que o X forçou a entrada deliberada no Brasil. Há mais de cem críticas e ameaças de Musk a Moraes, segundo informam os correspondentes internacionais. Ou seja: ao contrário do que o X vem falando, a Anatel fala de uma realidade diferente.
O X fala que está removendo as contas que Moraes pediu. Mas uma pessoa fora do Brasil me falou que a conta do senador Marcos do Val, que está no centro do imbróglio e é acusado de vazar informações da filha de cinco anos e da esposa de um dos delegados que investigam Jair Bolsonaro, segue no ar e o último post é de 17 horas atrás.
Esse 'gato e rato' pode ser mais complexo ainda. Eles comunicam algo, mas estão fazendo outra coisa completamente diferente. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Maierovitch: Moraes ataca Musk como pitbull, mas precisa por fim ao litígio
Alexandre de Moraes deve encerrar logo o conflito com Elon Musk após responder com veemência às críticas e atitudes desafiadoras feitas pelo dono do X (antigo Twitter), avaliou o jurista e colunista Wálter Maierovitch.
Musk apresentou uma justificativa de que teria havido um erro técnico nessa ida e volta. Com base nisso, se for verdade, ele fez essa jogada e tirou [o X] do ar. Mas tem que se dar um basta a esse litígio.
Moraes atacou como um pitbull e foi na jugular. Na Justiça, um processo não pode virar um ringue, uma luta de boxe. Se Musk continuar, voltam-se todas as medidas, aí sim com toda força. Não se pode humilhar o adversário. Não que ele não mereça; ele descumpriu ordem judicial, foi arrogante... Mas um juiz tem que por fim ao litígio.
Pelo colocado na matéria, Moraes ganhou a briga. O Estado nacional que ele representa não foi humilhado; ao contrário. Não dá para o Moraes ser Ministério Público. Tem que ter toga, e ela recomenda que se abra uma porta para Musk sair com o rabo entre as pernas. Wálter Maierovitch, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberOnde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Deixe seu comentário