Ebola

Padre é contaminado por ebola no Congo

Em Mbandaka

  • AFP

    Ao menos 27 pessoas já morreram da doença no país

    Ao menos 27 pessoas já morreram da doença no país

Um sacerdote católico foi colocado em quarentena após ser contaminado pelo vírus ebola em Mbandaka, uma cidade a noroeste da República Democrática do Congo, informou uma fonte médica nesta quinta-feira (24).

"Colocamos em quarentena um sacerdote da diocese de Mbandaka-Bikoro que deu positivo no teste" do vírus ebola, declarou à AFP uma fonte médica que pediu anonimato, confirmando uma informação que estava circulando nas redes sociais.

Por enquanto, a AFP não conseguiu contato com as autoridades religiosas.

Nesta quinta-feira à noite, não era possível determinar se o caso já estava contabilizado no balanço oficial ou não.

Leia também: 

Na quarta-feira, as autoridades congolesas pediram prudência com relação às informações deste novo surto de ebola no país africano desde 1976, insistindo que o Ministério da Saúde é o único habilitado para fazer comunicados sobre a epidemia.

A epidemia de ebola foi declarada em 8 de maio em Bikoro, cidade de 200 mil habitantes situada a noroeste da RDC. O vírus matou 27 pessoas entre os 58 casos registrados, segundo o último balanço da OMS.

O Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, assegurou nesta quinta-feira que se comprometia a lutar nas escolas contra a propagação da epidemia.

Uma criança está entre as 27 vítimas fatais.

O Unicef trabalha com as escolas para que, em caso de contaminação de um estudante, este seja tratado rapidamente, declarou à AFP seu representante na RDC, Gianfranco Rotigliano.

Além disso, Rotigliano pediu à população para colaborar com as autoridades de saúde para combater a epidemia.

"As populações têm que colaborar, e não pensar que o ebola vem da bruxaria, é uma doença grave, mas também é uma doença que pode ser superada, da qual você pode ser curado", insistiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos