Topo

Médicos fazem primeiro transplante de mão no Reino Unido

Em Londres

04/01/2013 13h00

Um homem de 51 anos foi a primeira pessoa a receber um transplante de mão no Reino Unido, após uma operação realizada por médicos do hospital de Leeds (norte da Inglaterra), informam nesta sexta-feira (4) veículos britânicos.

  • Reprodução/Daily Mail

    Reprodução do "Daily Mail" mostra o britânico
    Mark Cahill, de 51 anos, ao lado da esposa

Mark Cahill, que trabalhava em um pub de West Yorkshire, teve a mão direita paralisada pelos efeitos da gota, doença causada por acúmulo de ácido úrico nas articulações.

A intervenção cirúrgica, realizada no dia 27 de dezembro no hospital Leeds Geral Infirmary, durou oito horas e foi muito delicada, já que os cirurgiões precisaram conectar nervos do braço de Cahill à nova mão.

Os médicos informaram que ainda é cedo para saber quanto movimento ele terá, mas Cahill já consegue mexer levemente os dedos, embora ainda não tenha tato.

"Neste momento me sinto bem, sem muita dor", disse o homem à imprensa britânica.

O professor Simon Kay, cirurgião plástico do hospital de Leeds, disse hoje que esse foi um "grande desafio" para a equipe médica. 

Ele admitiu que ainda é cedo para saber o sucesso da intervenção, embora "tudo indique que deu certo e o paciente faça progressos". A equipe de especialistas esteve em contato com médicos franceses de Lyon, que fizeram o primeiro transplante de mão em 1998.