Topo

Presidente Dilma quer insulina nas farmácias populares em 2014

Em São Paulo

16/04/2013 12h00

A presidente Dilma Rousseff disse, nesta terça-feira, 16, em pronunciamento em Belo Horizonte, que, em 2014, o país terá insulina nas farmácias populares. "Hoje estamos participando de uma cerimônia inaugural. Não temos atualmente a insulina pronta, mas temos a certeza de que, em 2014, colocaremos a insulina em todas as farmácias populares". Dilma Rousseff participou do evento de lançamento da retomada da produção nacional de insulina humana no Brasil.

Brasil retoma produção
de insulina humana

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta terça-feira (16) que a retomada da produção de insulina no país, anunciada pela presidente Dilma Rousseff durante evento em Belo Horizonte, representará "segurança para os pacientes". A produção nacional foi interrompida em 2001, quando a empresa Biobrás, situada em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, foi comprada pela multinacional Novo Nordisk. De acordo com o governo, uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde, com a empresa privada Biomm Technology, vai permitir a construção de uma fábrica do produto na cidade de Nova Lima, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou, nesta terça-feira, 16, que "quem tem o mercado tem a obrigação de ter a produção", durante o lançamento da retomada da produção nacional de insulina humana no Brasil.

"Nós vamos ter de correr atrás da química fina, mesmo que ela tenha passado no sentido de que estamos atrasados", disse Dilma.

A presidente ressaltou que inovar é "sobretudo fazer essa parceria entre os prefeitos, governo federal e governo do Estado, é sobretudo fazer uma relação muito estreita entre os centros de pesquisa e as empresas". "É criar um ambiente em que todos nos valorizemos social e culturalmente a inovação e todos nós tenhamos uma ação comum no sentido de levar a cabo esses desafios", completou a presidente.