Médicos protestam em 12 Estados contra programa do governo
Médicos em 12 Estados protestam nesta terça-feira, 23, contra o Programa Mais Médicos e os vetos da lei que regulamenta o Ato Médico. As manifestações foram organizadas pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), que publicou, em seu site, uma agenda com a programação em vários Estados, entre eles Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Ceará e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Segundo informações da Agência Brasil, na Bahia, por exemplo, a paralisação deve afetar as redes pública e privada de saúde. No Piauí, os médicos vão manter o atendimento, mas usarão um adesivo com a frase "Orgulho de ser médico!" como uma forma de protesto.
Os profissionais são contrários, especialmente, a dois pontos do Programa Mais Médicos anunciado no início do mês pelo governo federal: a contratação de médicos estrangeiros, sem a revalidação do diploma, para vagas que não forem preenchidas por brasileiros e a obrigatoriedade de trabalhar por dois anos na saúde pública após os seis anos de curso de medicina. Na última sexta-feira, 19, o Conselho Federal de Medicina entrou com uma ação civil pública para suspender o programa.
O Fenam prevê paralisações também nos próximos dias 30 e 31 e afirma que pode decretar greve por tempo indeterminado em agosto caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.