Tomar vitamina C evita resfriado? Saiba mais sobre a vitamina mais consumida
Todo mundo sabe que o ácido ascórbico, o outro nome da vitamina C, tem como principal função fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a infecções, gripes e resfriados; e favorecendo a absorção do ferro, ajudando a evitar anemia. Mas o que pouca gente desconfia é que o nutriente é capaz até de beneficiar a saúde do coração e retardar o processo de envelhecimento, bem como o aparecimento de rugas e flacidez.
Por sorte, a quantidade de vitamina C necessária para ter todos esses benefícios é facilmente atingida ao se comer entre três e cinco frutas por dia, já que o organismo tem um limite de absorção do nutriente. Daí a explicação porque não adianta exagerar na dose e tomar de uma só vez suplementos que contêm 1 ou 2 gramas de vitamina C.
“Porém, há situações em que, junto com uma alimentação rica em hortaliças, a suplementação é indicada, como no caso de atletas, praticantes de atividades físicas intensas, doentes crônicos, pessoas que têm gripes e resfriados recorrentes e quem fuma, bebe demais, se alimenta mal ou vive em lugares poluídos”, lista a nutricionista Robena Molinari, da Clínica Patricia Davidson Haiat Nutrição Funcional, no Rio de Janeiro.
Para descobrir como tirar proveito máximo da vitamina C e auxiliar o seu organismo a funcionar bem, descubra quais são as melhores fontes, a forma ideal de consumi-las e os muitos mitos e verdades que rondam este nutriente.
- Vitamina C 'não impede resfriados', diz estudo
- Tomar vitamina C não previne contra gripe suína
- Banho de sol pode ser o melhor método de evitar resfriados, diz estudo
- Vegetarianos são mais saudáveis? Confira esta e outras curiosidades sobre vegetarianismo
- Chocolate melhora o humor? Saiba este e outros mitos sobre esta delícia
- Comer ostras aumenta o prazer sexual? Saiba o que é verdade quando o assunto é afrodisíaco
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.