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Coma os alimentos corretos e seja mais feliz

Quando se fala em alimentos que trazem felicidade, o chocolate é considerado um clássico - Thinkstock
Quando se fala em alimentos que trazem felicidade, o chocolate é considerado um clássico Imagem: Thinkstock

Márcia Moreno

Do UOL, em São Paulo

06/09/2012 07h00

Acredite: é possível fazer da alimentação uma boa aliada para encontrar a felicidade. Isso porque os bons hábitos alimentares podem agir diretamente no bem-estar.

O perfeito funcionamento do sistema nervoso depende da liberação de quantidade suficiente de neurotransmissores, como serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina, substâncias que transmitem impulsos nervosos para o cérebro e causam a sensação de prazer e bem-estar.

E a produção dessas substâncias está relacionada a uma quantidade adequada de aminoácidos provenientes da nossa dieta. “O consumo de alimentos ricos em triptofano, tirosina e fenilanina pode garantir a síntese dos neurotransmissores responsáveis pela felicidade”, afirma Mariana Doce Passadore, docente do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo.

E uma dieta equilibrada favorece o nosso sistema imunológico, fornecendo antioxidantes e reduzindo os radicais livres e com isso, certamente, nos sentimos mais dispostos.

Combinar os alimentos para se chegar a uma química ideal dos nutrientes também é eficaz para aumentar a sensação de bem estar. Os alimentos com triptofano podem ser combinados com alguns que apresentam vitaminas do complexo B e magnésio, que atuam como cofatores para converter o triptofano em serotonina.

 “O maior estímulo da serotonina reduz as chances de ansiedade e depressão”, observa Christina Helal, nutricionista clínica, que faz parte da Associação de Nutrição do Estado do Espírito Santo (ANEES), filiada a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

 

Dicas importantes na hora de se alimentar

O importante é ter alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais, carnes magras e bastante água
Tente montar pratos bem coloridos. Além de serem visualmente mais agradáveis, estes pratos garantem a ingestão de muitas vitaminas diferentes
Faça suas refeições em ambientes tranqüilos, de preferência com uma música relaxante. Não assista aos noticiários da TV ou fique falando ao celular enquanto se alimenta
Não fique longos períodos em jejum, procure inserir pequenos lanches intermediários entre as refeições principais
Procure mastigar bem os alimentos para evitar problemas de má digestão, isso tira o humor de qualquer um
Consuma alimentos leves no jantar ou antes de dormir, isso evita alterações no sono
Modere ou, se possível, evite o consumo excessivo de de café, chás escuros e álcool, bebidas que podem deixar a pessoa irritadiça, agitada e improdutiva
Fonte: Mariana Doce Passadore, docente do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo

Não pule o café da manhã

Uma atitude que incita o bom humor é tomar um ótimo café da manhã. “Estimula áreas cerebrais relacionadas às emoções, atenção e bem-estar”, diz Mariana. Usar duas vezes por semana o ovo pela manhã também é uma boa dica. “A gema, apesar de calórica, tem a colina, aminoácido importante para melhorar memória e raciocínio”, conta Alessandra Rodrigues.

A deficiência de alguns aminoácidos em nossa alimentação pode ser prejudicial para a produção de neurotransmissores. “Pode causar alterações fisiológicas como maior sensibilidade a dor, depressão e até insônia”, afirma Passadore.

A alimentação é importante para ajudar nas nossas sensações e conforto. Se aliada a outras ações, terá um resultado eficaz. A atividade física é fundamental. “É a melhor forma de aumentar a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar”, diz Alessandra.

Se a pessa estiver triste ou depressiva, é importante procurar descobrir o que está a deixando assim. “Além do corpo, é preciso cuidar da mente. Com a união do equilíbrio de corpo e mente, os resultados serão positivos e não há tristeza que tome conta”, diz Helal, acrescentando: “Aquele que se cuida, que se ama, é mais saudável e bem humorado, sem dúvida”.

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