Topo

Zoológico de Guarulhos fecha após morte de sagui com febre amarela

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/01/2018 12h01

A Prefeitura de Guarulhos resolveu fechar o zoológico da cidade nesta quarta-feira (24) após um sagui morto ter sido diagnosticado com o vírus da febre amarela. De acordo com a prefeitura, o animal morreu após ser ferido em uma briga no recinto dos macacos no zoológico. No entanto, exames feitos nesta terça identificaram a presença do vírus. 

Segundo nota divulgada pela prefeitura, o sagui é um macaco resistente ao vírus da febre amarela e pode conviver com a doença por muito tempo sem que ela se manifeste. A febre amarela é transmitida em regiões de mata pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus ou Sabethes.

O animal morto "convivia com diversos macacos bugios e nenhum outro foi infectado, o que sugere não haver a transmissão da doença dentro do zoológico", afirma a Secretaria de Saúde do município. Segundo a pasta, cerca de 25 mil moradores da região do zoológico serão vacinados. A Prefeitura de Gurarulhos diz ter solicitado mais doses de vacina ao governo estadual.

Em Guarulhos, é possível tomar a vacina  contra a febre amarela em 30 UBS's (Unidades Básicas de Saúde). São elas: Palmira, Continental, Vila Rio, Morros, Santa Lídia, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Álamo, Aracília, Piratininga, Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi.

As UBS's Munhoz, Cavadas e Ponte Grande são unidades temporárias de vacinação para bloqueio da febre amarela. Já o Ambulatório da Criança (Centro) e a UBS Cecap são unidades que emitem Certificado Internacional de Vacinação. As duas vacinam apenas pessoas que viajarão para locais de risco, mediante comprovação de viagem marcada (como passagens e reservas de hotel).

Na segunda-feira (22), as UBS's passaram a realizar o agendamento das pessoas interessadas em tomar a vacina, o que substituíu a distribuição de senhas. 

Macaco morto por febre amarela fecha zoológico e outros 3 parques em SP

O Zoológico de São Paulo, o Zoo Safári, o Jardim Botânico foram fechados temporariamente a partir desta terça-feira (23) após a confirmação de que um macaco bugio morreu de febre amarela na região. Também foi fechado o Parque Cientec, pertecnente à Universidade de São Paulo. As atrações estão localizadas na zona sul da capital paulista.

O zoológico de São Paulo recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de visitantes. Em janeiro, cerca de 60 mil pessoas visitaram o parque. A medida, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, é preventiva e foi tomada depois que a morte do animal em decorrência da doença foi confirmada na segunda-feira (22) pelo Instituto Adolfo Lutz.

Com o registro do caso de morte de macaco por febre amarela no zoológico, quatro novos distritos da zona sul de São Paulo foram incluídos na campanha de vacinação que se inicia nesta quinta-feira (25). São eles: Jabaquara, Cidade Ademar, Cursino e Sacomã. Com a ampliação da população-alvo da campanha, mais de 9 milhões de pessoas deverão ser vacinadas no Estado de São Paulo.