Bebê de sete meses morre vítima de sarampo em Manaus
Um bebê de sete meses morreu de complicações do sarampo em Manaus nesta quinta-feira (5). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é a primeira morte causada pela doença em 18 anos na capital. Na região Norte, Amazonas e Roraima enfrentam surto da doença.
A criança não havia tomado a vacina tríplice viral - contra sarampo, rubéola e caxumba - ainda, pois a primeira dose deve ser administrada aos 12 meses de vida e a segunda aos 15 meses.
Com outros 270 casos confirmados da doença somente em Manaus e com a comprovação de surto em todo o estado pelo Ministério da Saúde, a Semsa informou que a procura pela imunização aumentou. De acordo com o órgão, desde o início de março deste ano, já houve 2.231 notificações de suspeita de infecção pelo vírus Morbilivirus.
Leia mais:
- Estudante com sarampo diz que recebeu diagnóstico de zika em hospital do RJ
- Processo de envelhecimento pode ser interrompido aos 105 anos, diz estudo
- O que é a febre maculosa, que fez Americana (SP) entrar em estado de alerta
"Esse crescimento no número de casos suspeitos aumenta a possibilidade de disseminação para outros estados do país e coloca em risco os compromissos para manutenção da certificação da eliminação da circulação do vírus do sarampo nas Regiões das Américas", informou a secretaria por meio de nota.
De 14 a 27 de abril de 2018, Manaus antecipou a campanha contra o sarampo, prevista para agosto. Para atender atender a procura pela vacinação e evitar que a doença se espalhe ainda mais, foram encaminhadas 487 mil doses da vacina para o Amazonas, segundo o Ministério da Saúde.