Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil continua sem casos confirmados de coronavírus e 13 casos suspeitos

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

04/02/2020 16h56Atualizada em 05/02/2020 13h41

O Brasil continua sem casos confirmados de coronavírus e com 13 casos suspeitos, informou hoje o Ministério da Saúde.

Os atuais 13 casos suspeitos encontram-se em São Paulo (6), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2) e Rio de Janeiro (1).

Até o momento, o país já descartou outros 16 casos suspeitos.

Dos casos suspeitos, três amostras foram testadas para vírus respiratórios comuns e deram resultados negativos. Agora serão analisadas para uma investigação mais específica. Outras 11 amostras estão sendo processadas para os vírus respiratórios mais comuns, como Influenza A, Influenza B, Rhinovírus e Adenovírus. O diagnóstico de cada caso está levando até dois dias.

Mais cedo, o governo federal decretou emergência sanitária em razão do surto de coronavírus no mundo. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também enviou um projeto de lei com as "medidas sanitárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus".

Com a emergência, o Brasil chega ao nível 3 de alerta em relação à doença. Essa medida não tem a ver com a gravidade da situação no país, mas com a necessidade de resgatar brasileiros na cidade de Wuhan, na China, principal foco do coronavírus.

Coronavírus liga alerta pelo mundo

O governo brasileiro enviará um avião para resgatar brasileiros em Wuhan que têm interesse em voltar ao Brasil. Eles estão em isolamento porque toda a cidade está em quarentena.

Segundo o Ministério da Saúde, os interessados já estão preenchendo os formulários para voltar ao Brasil, e 15 brasileiros já encaminharam os papeis necessários ao Ministério da Defesa.

Quando o avião chegar à China, eles serão reavaliados por uma equipe multidisciplinar composta por servidores do Ministério da Saúde, especialistas "com notório saber" e integrantes das Forças Armadas, para saber se estão em condições de embarcar na aeronave.

Ao chegarem no Brasil, os brasileiros irão para um local e ficar em quarentena por 18 dias, possivelmente as bases aéreas de Anápolis ou Florianópolis.