Topo

Esse conteúdo é antigo

Navio ancorado em Recife transfere segunda pessoa com sintomas de covid-19

Navio Silver Shadow, das Bahamas, que está ancorado no porto de Recife - Divulgação
Navio Silver Shadow, das Bahamas, que está ancorado no porto de Recife Imagem: Divulgação

Ana Lima Freitas

Colaboração para o UOL, em Recife

13/03/2020 16h41

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) transferiu hoje mais um passageiro do navio Silver Shadow, de bandeira das Bahamas, que está ancorado no porto de Recife para uma unidade de saúde particular da capital pernambucana. Ele já é o segundo a deixar o cruzeiro por apresentar sintomas semelhantes aos provocados pelo novo coronavírus.

De acordo com nota divulgada pela SES-PE (Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco), a pessoa apresentou febre e dificuldade de respirar. Não foram fornecidos mais detalhes sobre a identidade do passageiro a pedido dos responsáveis pelo navio de cruzeiro.

A embarcação chegou ao porto de Recife na última quarta-feira (11), vinda de Salvador, com 318 passageiros e 291 tripulantes. No desembarque, um homem de 78 anos, de origem canadense passou mal, com sinais de infarto. Depois de avaliações médicas preliminares, foram constatados sintomas da covid-19.

Desde então, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância), responsável pela fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras, recomendou que o navio fosse isolado e que os passageiros permanecessem em suas cabines.

O material coletado do primeiro passageiro retirado da embarcação será analisado pela Fiocruz do Rio de Janeiro.

"Estamos avaliando a necessidade de algumas medidas restritivas que sejam necessárias em relação a eventos, atracamento de portos e a todas as situações que envolvem o enfrentamento a covid-19", disse André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco. Até o lixo foi proibido de ser retirado do navio.