Bolsonaro e Toffoli anunciam comitê nacional para enfrentar o coronavírus
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente do STF, Dias Toffoli, anunciaram hoje um comitê nacional para enfrentar o coronavírus no Brasil. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que estaria representando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi diagnosticado mais cedo com a covid-19 e não compareceu ao evento.
"O comitê terá como função promover a interlocução institucional entre órgãos da justiça e de controle no âmbito federal para prevenir ou solucionar litígios relacionados ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus", disse Toffoli.
"A importância é evitar litígios, preveni-los e solucioná-los de maneira rápida, porque todos nós temos a real dimensão de que a dramaticidade do momento em que vivemos levará a uma alta litigiosidade", completou Toffoli.
O presidente do STF ainda afirmou que o sistema de justiça brasileiro "não irá parar por contra do covid-19". "Nesse momento delicado, de fragilidade humana, o sistema de justiça deve estar em funcionando para oferecer o amparo necessário".
Toffoli ainda declarou que os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo "têm estado em diálogo constante" e atuando juntos em medidas de prevenção e defesa. Por fim, Toffoli disse que a imprensa teve uma "atuação impecável" por auxiliar a população nas informações necessárias à prevenção da doença.
Bolsonaro encerrou a reunião elogiando a união entre os poderes: "Essa reunião se fará repetir por mais vezes, não só enquanto perdurar esse problema, bem como por muito tempo. A nossa união, o nosso entendimento, é que dará o ritmo e o norte que nosso Brasil precisa."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.