MPF pede multa e Justiça dá 24 horas para Bolsonaro explicar passeio no DF
O MPF (Ministério Público Federal) solicitou à Justiça Federal do Rio de Janeiro que o governo seja multado pelo fato do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) ter descumprido decisão judicial que proibia a União de adotar qualquer ato de estímulo contra o isolamento social como forma de combater a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
O MPF argumenta que o fato de Bolsonaro ter ido a diversos pontos do Distrito Federal neste domingo, provocando aglomerações e descumprindo diversas normas sanitárias, afronta a decisão da Justiça. Cita ainda a declaração do presidente, dizendo que estuda um decreto liberando todas as profissões de voltar ao trabalho sem ficar em isolamento. A Justiça deu prazo de 24 horas para que o governo explique o passeio de Bolsonaro
Na entrevista dadá à frente do Palácio da Alvorada, sua residência oficial, Bolsonaro em diversos momentos estimulou que trabalhadores voltem ao trabalho e atacou governadores e prefeitos que adotaram medidas de restrição. Disse ainda que irá repetir agendas públicas como as desse domingo sempre que quiser.
A decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro estabeleceu multa de R$ 100 mil, paga pela União, em caso de atos do governo ou de autoridades que a desrespeitasse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.