Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Brasil tem 42 mortos em 24 horas e bate novo recorde

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

31/03/2020 17h11Atualizada em 31/03/2020 21h11

Resumo da notícia

  • Total de mortes oficialmente atribuídas à covid-19 no país chega a 201
  • Ha 5.717 casos oficiais confirmados da doença, sendo 1.138 diagnósticos confirmados em um dia
  • A taxa de letalidade no Brasil é de 3,5%
  • São Paulo é o estado com o maior número de mortes (136)

O Ministério da Saúde anunciou hoje que subiu para 201 o número de mortes em decorrência do novo coronavírus no Brasil — aumento de 42 mortos em 24 horas, maior número registrado no Brasil no período. A taxa de letalidade é e 3,5%.

No total, são 5.717 casos oficiais confirmados no país até agora — 1.138 diagnósticos confirmados em um dia o maior número de novos registros confirmados em um único dia. O último recorde havia sido registrado na sexta-feira (27), quando foram somados 502 casos ao boletim nacional com as estatísticas da pandemia.

Ontem, o Brasil tinha registrado, até então, o maior número de vítimas em um dia, com 23 mortes.

No relatório divulgado pelo ministério, os estados com mortes confirmados por conta do coronavírus são: Alagoas (1); Amazonas (3); Bahia (2); Ceará (7); Distrito Federal (3); Goiás (1); Maranhão (1); Mato Grosso do Sul (1); Minas Gerais (2); Paraná (3); Pernambuco (6); Piauí (4); Rio Grande do Norte (1); Rio Grande do Sul (4); Rio de Janeiro (23); Rondônia (1); Santa Catarina (2); São Paulo (136).

Primeiras mortes em Alagoas e Paraíba

Os governos de Alagoas e da Paraíba anunciaram hoje as primeiras mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Essa morte ocorrida na Paraíba ainda não foi contabilizada pelo Ministério da Saúde.

Em Alagoas, a vítima era do Acre, morava em Maceió havia seis meses e foi infectada por contaminação comunitária (quando não se sabe de quem contraiu o vírus).

Na Paraíba, o paciente morava no município de Patos, no sertão, e estava internado em João Pessoa. Agora, apenas o estado de Sergipe ainda não registrou óbito por covid-19.

Além do Sergipe, ainda não tiveram nenhum registro de morte, segundo o Ministério da Saúde, os seguintes estados: Acre, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Ministro reforça pedido por isolamento social

Durante a coletiva de imprensa realizada hoje no Planalto para discutir o coronavírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou a orientação de que as pessoas mantenham medidas de isolamento social como forma de retardar a velocidade de transmissão do novo coronavírus no país.

"Nós vamos trabalhar com o máximo de planejamento, e no momento nós vamos fazer, sim, o máximo de distanciamento social, para que a gente possa chegar ao ponto de falar 'estamos mais preparados, entendemos aonde vamos'. Aí a gente vai liberando e monitorando pela epidemiologia", disse Mandetta.

O ministro fez a afirmação ao ser questionado sobre qual interpretação ele dava às declarações do diretor-presidente da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Ghebreyesus, que havia pedido atenção aos governos com medidas sociais, para que os mais pobres possam atravessar a pandemia.

Na manhã de hoje, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a fala de Ghebreyesus indicava que a OMS, assim como ele, também fazia críticas ao isolamento social.

"Vai aumentar e piorar"

Carissa Etienne, diretora da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e diretora regional da OMS (Organização Mundial da Saúde) para as Américas, disse hoje que a pandemia do novo coronavírus vai "aumentar e piorar" na região antes de melhorar, assim como ocorreu em outras partes do mundo.

Segundo ela, a pandemia se intensificou na região na semana passada — até ontem, 2.836 pessoas haviam morrido em decorrência da covid-19 e 163.068 casos oficiais foram registrados. No mundo, já são mais de 800 mil casos.