Topo

Esse conteúdo é antigo

Carga com 726 mil testes para novo coronavírus chega a São Paulo

Kits com testes para o novo coronavírus chegam ao Aeroporto de Viracopos - Divulgação
Kits com testes para o novo coronavírus chegam ao Aeroporto de Viracopos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 09h03

Uma carga com 726 mil testes para o novo coronavírus chegou na manhã de hoje ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

O carregamento, importado da Coreia do Sul, estava previsto para chegar ontem e será utilizado na estratégia de combate à pandemia de covid-19 pelo Estado de São Paulo.

O avião decolou do Aeroporto Internacional de Incheon, na Coreia do Sul, e fez uma escala no Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, antes de seguir para o Aeroporto Internacional de Viracopos.

A chegada dos insumos é peça-chave para o Governo de São Paulo desafogar a fila de testes ainda pendentes no sistema. O número é incerto, mas segundo o Instituto Butantan as análises pendentes estão em um patamar próximo de 15 mil.

Paulo Menezes, coordenador do controle de doenças da secretaria estadual de saúde, espera zerar a fila de exames até o final do mês. Para isto, foi montada uma rede de 45 laboratórios públicos e privados. A intenção é aumentar a capacidade para 8 mil testes por dia.

Quando este patamar for atingido, um paciente vai receber o resultado em 48 horas. Hoje, há pessoas que aguardam até semanas para saber se está com covid-19.

A previsão era aumentar a produtividade do Instituto Adolfo Lutz no começo de abril, mas a falta de insumos atrasou o serviço. O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, disse que a falta de voos de carga impediu que os exames chegassem antes.

De acordo com a programação do Instituto Butantan, um segundo carregamento deve chegar ao Brasil nos próximos dias com mais 550 mil testes, também embarcado na Coreia do Sul.