Carga com 726 mil testes para novo coronavírus chega a São Paulo
Uma carga com 726 mil testes para o novo coronavírus chegou na manhã de hoje ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
O carregamento, importado da Coreia do Sul, estava previsto para chegar ontem e será utilizado na estratégia de combate à pandemia de covid-19 pelo Estado de São Paulo.
O avião decolou do Aeroporto Internacional de Incheon, na Coreia do Sul, e fez uma escala no Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, antes de seguir para o Aeroporto Internacional de Viracopos.
A chegada dos insumos é peça-chave para o Governo de São Paulo desafogar a fila de testes ainda pendentes no sistema. O número é incerto, mas segundo o Instituto Butantan as análises pendentes estão em um patamar próximo de 15 mil.
Paulo Menezes, coordenador do controle de doenças da secretaria estadual de saúde, espera zerar a fila de exames até o final do mês. Para isto, foi montada uma rede de 45 laboratórios públicos e privados. A intenção é aumentar a capacidade para 8 mil testes por dia.
Quando este patamar for atingido, um paciente vai receber o resultado em 48 horas. Hoje, há pessoas que aguardam até semanas para saber se está com covid-19.
A previsão era aumentar a produtividade do Instituto Adolfo Lutz no começo de abril, mas a falta de insumos atrasou o serviço. O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, disse que a falta de voos de carga impediu que os exames chegassem antes.
De acordo com a programação do Instituto Butantan, um segundo carregamento deve chegar ao Brasil nos próximos dias com mais 550 mil testes, também embarcado na Coreia do Sul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.