Topo

Esse conteúdo é antigo

Hospital das Clínicas se mobiliza para oferecer 100 novos leitos de UTI

Hospital das Clínicas deve ter o total de 300 leitos de UTI até o final de maio - Axel Heimken/dpa/Pool/dpa/AFP
Hospital das Clínicas deve ter o total de 300 leitos de UTI até o final de maio Imagem: Axel Heimken/dpa/Pool/dpa/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 12h08

O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) está montando 100 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes graves com a covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Segundo o médico Aluisio Segurado, do comitê de crise do HC, o objetivo é ter 300 unidades até o final de maio: 40 até a primeira quinzena e 60 na sequência, afirmou durante entrevista para a CNN Brasil.

Essa expansão para o Hospital das Clínicas vem em boa hora. Dos 200 leitos ativados de UTI até o momento, 189 estão ocupados.

"Desde 30 de março já internamos mais de mil pacientes com a covid-19. Desses, muitos já se recuperaram, receberam alta. Hoje, temos por volta de 400 internados. Vamos expandir as UTIs e isso exige uma adaptação estrutural", afirmou o médico.

Segurado explicou ainda que para manter um leito de UTI funcionando 24h por dia durante sete dias na semana são necessários de 35 a 40 profissionais da enfermagem. Isso sem contar a equipe médica e de outras áreas. Logo, há necessidade de mobilizar recursos para as contratações.

Por conta disso, ele destacou que a expansão no número de vagas de UTI só está sendo possível por conta das parcerias com a secretaria da saúde e de outras redes de hospitais particulares.