Topo

Esse conteúdo é antigo

Bebê é infectado por coronavírus em UTI neonatal de hospital em Salvador

Salvador fica vazia durante a pandemia de coronavírus - TIAGO CALDAS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Salvador fica vazia durante a pandemia de coronavírus Imagem: TIAGO CALDAS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceio

03/05/2020 04h04

Um bebê do sexo feminino, de quatro meses, que está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal desde que nasceu na maternidade do Hospital Português, em Salvador, foi testado positivo para covid-19 depois que o seu estado de saúde piorou. Quatorze profissionais que atuam na unidade estão infectados pelo novo coronavírus.

Na Bahia, até agora 123 pessoas morreram e 3.315 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. Em Salvador, ocorreram 78 óbitos e há 1.857 pessoas infectadas, segundo a Sesab (Secretaria de Estado da Saúde da Bahia).

A menina tem problemas congênitos e desde que nasceu foi para UTI por necessitar de ventilação mecânica. Outros dois bebês que apresentaram síndrome gripal testaram negativo para covid-19. O hospital informou que os três pacientes estão isolados e que realizou teste para o novo coronavírus em 100% da equipe e dos pacientes da UTI Neonatal.

O hospital é da rede de saúde particular e afastou 25 profissionais por estarem com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, sendo 14 já tiveram testagem positiva para covid-19. A unidade hospitalar não informou se todos os 25 profissionais afastados atuavam na UTI neonatal.

Apesar do número de profissionais infectados e da confirmação do bebê com covid-19, o hospital afirmou que trata-se de caso pontual na maternidade.

O Coren (Conselho Regional de Enfermagem) vai fiscalizar as condições da UTI neonatal do hospital Português na próxima semana.

O hospital afirma estar testando todas as pessoas que têm acesso à unidade que abriga os recém-nascidos, como pais, pacientes e todos os profissionais do setor.

"Desde o início da pandemia, o hospital Português tem tomado todas as providências possíveis para mante seguros todos os pacientes que estão sob nossa supervisão. Temos EPIs para toda nossa equipe, mas o hospital Português não está inserido em uma realidade paralela. Vivemos a pandemia como todos os hospitais do mundo em que o controle no que diz respeito à nossa parte é feito 100%, de acordo com todos os protocolos internacionais e do Ministério da Saúde, mas estamos vivendo um período em que a transmissão é comunitária", explicou o coordenador do comitê de crise de covid-19 no hospital Português, Márcio Peixoto.

O hospital já recebeu 66 pacientes com covid-19, sendo que 47 foram curados e receberam alta.