Secretário de Saúde vê possibilidade de lockdown no ES nas próximas semanas
O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, anunciou hoje que o estado poderá adotar o lockdown como medida de combate à pandemia do novo coronavírus.
A informação foi divulgada em entrevista coletiva transmitida por vídeo. Segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde, o estado já contabilizou 3.838 casos da covid-19, com 155 óbitos causados pela doença.
"O lockdown é uma medida extrema que leva em consideração o esgotamento dos serviços de saúde em suportarem o aumento do número de casos de covid e de outras doenças. A pessoa pode morrer não pelo covid, mas porque ela vai ao um hospital de trauma e os leitos estão bloqueados. Aí o paciente com trauma não consegue acesso a aquele leito", exemplificou.
"O aumento do número de óbitos relacionados à covid-19 é também um indicativo importante que, se crescer de maneira rápida, exponencial e descontrolada, pode levar à decisão do lockdown. A decisão pode ser, de fato, uma decisão para as próximas semanas no estado do Espírito Santos. Trabalhamos com todas as energias para que isso não ocorra, só que o que vai determinar que isso não ocorra é, única e exclusivamente, o graude de coesão e disciplina em todos se distanciarem."
O secretário pediu ainda para que as pessoas permaneçam em casa sempre que possível para abaixar a curva de contágios, evitando um possível colapso do sistema de saúde.
"O que vai garantir que não cheguemos (ao lockdown) é a cidadania. Não são os decretos nem as leis. Será a consciência das pessoas", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.