Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito do Recife afirma que 'lockdown' será implementado 'na hora certa'

Desinfecção sanitária de terminais metroviários do Recife (PE)  - BRUNO CAMPOS/ESTADÃO CONTEÚDO
Desinfecção sanitária de terminais metroviários do Recife (PE) Imagem: BRUNO CAMPOS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 09h28

O pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para determinar o "lockdown" em meio à pandemia do novo coronavírus foi negado pela Justiça do estado. Sobre a possível suspensão total de atividades, o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, afirmou que o governo tem analisado dados e que "na hora certa" medidas extremas serão tomadas.

"A gente está a cada dia trazendo mais dias de isolamento, além dos investimentos que fizemos na ampliação na rede de saúde, talvez um dos maiores investimentos do país. Todas as medidas estão sendo analisadas, o bloqueio total tem uma função e deve ser feito no momento certo, pelo tempo adequado. No momento certo ele terá um papel a cumprir", disse o prefeito em entrevista à CNN.

"Até aqui, a prefeitura do recife e o governo do estado tem tomado todas as decisões com base em evidências científicas. A cada momento a gente foi tomando as decisões necessárias para manter o isolamento adequado. Com relação a esse pedido que foi feito, a Justiça já se pronunciou, mas a gente vai continuar fazendo análise diariamente de todos os dados, para que as decisões sejam tomadas no momento certo e que promovam o resultado esperado", acrescentou.

Geraldo Júlio também reforçou que as medidas de isolamento social adotadas desde março foram essenciais para o salvamento de vidas.

"Tomamos todas as providências o mais cedo possível. A gente já analisou vários estudos e viu que esse isolamento feito aqui já salvou várias vidas. É claro que a gente sabe que o isolamento tem furos de contaminação, como aconteceu com as filas que chegaram aos bancos. E também em alguns locais que as pessoas não respeitam as regras de isolamento", considerou.

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, o estado de Pernambuco acumula 10.824 casos confirmados da covid-19 e 845 óbitos. Ao todo, o Brasil tem 135.106 casos e 9.146 mortes.