Escudo é usado em drive-thru de testes para covid-19 em Santos
Um escudo de acrílico que é acoplado nas janelas dos carros está sendo utilizado no serviço de drive-thru para detecção do novo coronavírus em Santos, no litoral de São Paulo.
Visando aumentar o número de exames para diagnóstico da covid-19, a prefeitura da cidade inaugurou ontem um serviço de testagem no sistema drive-thru, montado no estacionamento de um centro de convenções. O objetivo é realizar 10 mil exames em moradores da cidade.
No primeiro dia, 1.284 pessoas com sintomas comuns à doença fizeram testes rápidos. Dessas, 25 tiveram resultado positivo e realizaram a coleta para o RT-PCR, exame laboratorial mais confiável e que é usado para contabilizar as estatísticas.
Os cerca de 100 profissionais de saúde que trabalham no drive-thru estão paramentados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) comuns, mas também passaram a utilizar uma espécie de escudo nas janelas dos veículos no momento da coleta das amostras de sangue para os testes rápidos.
O equipamento é uma placa de acrílico com uma abertura na parte de baixo, por onde o profissional de saúde tem contato com o motorista. Após cada uso, o objeto é higienizado.
"Tudo que for para a proteção individual é extremamente bem-vindo. Já contamos com os EPIs e este é mais um equipamento para termos uma segurança ainda maior do profissional da saúde e das pessoas que estão sendo testadas", comenta o secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, ao UOL.
De acordo com o secretário, seis unidades do escudo, que foram desenvolvidas por uma empresa portuária de Santos, estão sendo usadas no drive-thru.
Como é o atendimento
Quando chega à área externa do centro de convenções, o morador deve apresentar documento de identidade e comprovante de residência em Santos para ser cadastrado. Então, com a pessoa dentro do carro ou em cima da moto, ela passa por medição da temperatura do corpo e da oxigenação do sangue. Uma breve entrevista também é realizada para obter informações sobre a pessoa que está sendo testada.
Se estiver com sintomas comuns à covid-19, a pessoa é encaminhada para o teste rápido, com coleta de sangue a partir de um pequeno furo no dedo. O resultado sai em 15 minutos.
Caso o vírus seja detectado nesse primeiro teste, o motorista vai para a coleta das secreções do nariz e da garganta, a serem utilizadas no exame RT-PCR. Este é mais confiável, pois a análise é molecular e feita em laboratório. Neste caso, o resultado fica pronto em até três dias úteis e será informado à unidade de saúde do bairro onde mora o paciente.
"Com os dois tipos de exame no mesmo ambiente, conseguimos ter um centro de testagem bastante eficaz. Com o drive-thru, asseguramos a segurança dos profissionais de saúde e das pessoas em geral. Evitamos aglomerações porque, mesmo que haja filas, as pessoas estão dentro de seus automóveis, em isolamento, sem contato com as outras", explica o secretário de Saúde de Santos.
Inicialmente, o centro de testagem atenderá até amanhã, mas o serviço poderá continuar na semana que vem, conforme a disponibilidade de testes.
Os sintomas mais comuns da covid-19 são febre, coriza, dor de garganta, tosse, cansaço, dificuldade para respirar e perda de paladar e olfato.
Segundo o último boletim da prefeitura, que foi divulgado ontem, Santos tem 1.382 casos confirmados de covid-19 e 78 mortes. Foram 82 novas infecções confirmadas em 24 horas.
Há 342 pessoas internadas com sintomas da covid-19 nos hospitais públicos e particulares de Santos. Desses, 142 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a prefeitura, a taxa de ocupação dos leitos hospitalares é de 68%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.