Governo do RS publica portaria com regras para reabrir shoppings
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) publicou hoje uma portaria com as diretrizes para shoppings centers reabrirem em meio à pandemia de coronavírus. As regras passam a valer a partir de hoje. No entanto, caberá às prefeituras a decisão de abrir ou não os estabelecimentos, que só podem retornar em locais considerados de baixa transmissão do vírus.
Segundo a SES, os locais devem manter fechados serviços de buffet de restaurantes e lanchonetes, cinemas, teatros, bares, áreas de recreação e provadores de lojas.
Os shoppings serão reabertos desde que todos os trabalhadores tenham acesso a equipamentos de proteção individuais, os EPIs. Só será permitida a entrada de pessoas que estejam usando máscaras de proteção e que se submetam à medição de temperatura.
Também foi determinado que bebedouros serão desativados, mesas e bancos terão maior espaçamento entre eles, assim como o distanciamento entre pessoas deve ser respeitado em elevadores, escadas rolantes e corredores. As dependências do local devem ter álcool gel 70% disponível.
Estado dividido por bandeiras
A cada região do estado foi atribuída uma bandeira de cor amarela, laranja, vermelha ou preta. As cores representam estágios distintos de contágio da covid-19.
Os estabelecimentos só podem reabrir em áreas de bandeiras amarelas ou laranjas, e devem operar com, no máximo, 50% dos funcionários e 50% da capacidade de consumidores. Em regiões de bandeira vermelha, as vendas podem ser realizadas por meio de delivery ou drive-thru.
Nos locais de bandeira preta, lojas que não representem serviços essenciais não poderão funcionar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.