Topo

Esse conteúdo é antigo

Toffoli tem teste negativo para coronavírus, mas seguirá internado hoje

Presidente do Supremo, Dias Toffoli - Ueslei Marcelino
Presidente do Supremo, Dias Toffoli Imagem: Ueslei Marcelino

Do UOL, em São Paulo

25/05/2020 08h34Atualizada em 25/05/2020 14h31

O teste do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, para o novo coronavírus teve resultado negativo. O ministro, porém, permanecerá internado hoje. A informação é da assessoria de imprensa do ministro.

Toffoli foi internado no sábado (23) para uma drenagem de abscesso, que é a remoção do acúmulo de pus em uma parte do organismo em consequência de inflamação. A cirurgia foi bem-sucedida, mas o ministro apresentou dificuldades respiratórias que sugeriram a possibilidade de covid-19. O teste,contudo, deu negativo.

Segundo o boletim médico divulgado hoje, o ministro teve "melhora considerável e no momento encontra-se estável e respira sem ajuda de aparelhos".

Ainda segundo o boletim, apesar de o exame específico para covid-19 ter resultado negativo, ele será repetido pela possibilidade de falso negativo em função da janela imunológica.

Enquanto Toffoli estiver fora do cargo, a presidência do STF será ocupada pelo ministro Luiz Fux, vice-presidente da Corte.

Veja o boletim médico:

O Ministro Dias Toffoli foi internado no Hospital DF Star, no último sábado, dia 23 de maio, para ser submetido a um pequeno procedimento cirúrgico de urgência. A cirurgia ocorreu sem intercorrências. Algumas horas após, o Ministro apresentou um quadro respiratório sugestivo de fase inicial de covid -19. Após medidas clínicas, o mesmo apresentou melhora considerável e no momento encontra-se estável e respira sem ajuda de aparelhos.
O exame específico para covid-19 deu negativo (PCR-RT), mas será repetido pela possibilidade de falso negativo em função da janela imunológica.

Dr. Marcelo Maia
Coordenador das Unidades de Terapia Intensiva da Rede D'Or DF

Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar
Cardiologista/Intensivista
Hospital Villa Nova Star SP

Dr. Guilherme Villa
Diretor Regional da Rede D'Or DF

Dr. Luiz Lobato
Cirurgião Colorretal