Topo

Esse conteúdo é antigo

Ibaneis pede que se fique em casa, um dia após anunciar abertura de igrejas

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha - Fátima Meira/Futura Press/Folhapress
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

31/05/2020 13h01

O governador Ibaneis Rocha (MDB), do Distrio Federal, fez um apelo para que a população fique em casa hoje, seguindo as recomendações para evitar a disseminação do coronavírus. Brasília tem protestos em mais um domingo, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), circulando sem máscara.

No vídeo, reproduzido pelo Correio Braziliense, Rocha diz: "Um bom domingo a todos. Queremos fazer um pedido para que todos usem máscaras e álcool em gel. Nosso apelo é: cuide-se. Nós da saúde, nós do governo, podemos lhes dar um ambiente hospitalar, mas não podemos lhes garantir a vida. Então, por favor, sigam as orientações, fiquem em casa, só saiam se for necessário".

"E vocês, comerciantes, que agora tem a oportunidade de retomar suas atividades, façam isso com responsabilidade e não nos obriguem a tomar medidas mais duras", acrescentou.

"Nós temos que tomar um cuidado especial. Nós estamos tendo um aumento no número de casos e precisamos da sua colaboração. Nos casos em que houver resistência às regras estabelecidas, haverá, sim, contra a nossa vontade aplicação de multas e até o fechamento dos estabelecimentos", concluiu.

Reabertura do DF

Ao mesmo tempo em que pede para as pessoas ficarem em casa, Ibaneis trata da reabertura do DF. Ontem, publicou um decreto que autoriza a reabertura de parques públicos e igrejas a partir da próxima quarta-feira (3). Os parques atualmente estão fechados e os templos estão impedidos de realizar cerimônias com a presença de público como forma de prevenção à transmissão do novo coronavírus.

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF. O documento impõe regras para a realização de cerimônias religiosas e para o acesso aos parques, com o objetivo de manter um mínimo de distanciamento social.

Veja as principais regras para cultos e missas:

  • Espaço mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.
  • Manter fileiras desocupadas de assentos.
  • Proibição de acesso a idosos com mais de 60 anos e crianças com menos de 12 anos.
  • Utilização de máscaras e higienização das mãos na entrada do templo.

Essas são as principais regras para os parques:

  • Funcionamento entre 6h e 21h.
  • Proibição de comércio no interior do parque.
  • Uso de máscara pelos frequentadores.
  • Interdição de banheiros, bebedouros e equipamentos de ginástica.

O governador autorizou a reabertura de 18 parques públicos do DF, entre eles o Parque da Cidade, equipamento localizado na região central de Brasília.