Topo

Esse conteúdo é antigo

Justiça do RJ retém respiradores no Galeão e entrega à Secretaria de Saúde

Do UOL, em São Paulo

11/06/2020 17h27

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que os 97 respiradores e ventiladores pulmonares apreendidos por terem sido pagos com desvio de verba pública sejam repassados à Secretaria Estadual de Saúde para serem usados em hospitais públicos.

Os aparelhos chegaram na semana passada ao Aeroporto do Galeão, na capital.

A decisão foi tomada com base em um pedido do Gaeco (Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção do Ministério Público Estadual), que investiga fraude na compra de respiradores pelo Estado do Rio de Janeiro, com possível participação de agentes públicos, desde maio, através da Operação Mercadores do Caos.

Segundo o Ministério Público, os bens importados são de titularidade da MHS Produtos e Serviços Ltda., propriedade de Glauco Octaviano Guerra, e foram adquiridos com parcela do valor de R$ 18,1 milhões pago à empresa pelo governo estadual.

"Há dados demonstrativos razoáveis e suficientes de que os bens cuja afetação patrimonial se determina neste ato são decorrentes de valores pagos pelo Estado do Rio de Janeiro ao investigado e/ou pessoa jurídica envolvida nos fatos supostamente delituosos objeto de investigação", diz o documento.

Ainda de acordo com a investigação, os 97 aparelhos custaram R$ 13,9 milhões e a importação se deu por meio das sociedades SKN do Brasil Importação e Exportação Ltda., SKN Indústria e Comércio do Brasil Ltda. e Santa Fe Trading Importador e Exportação Ltda.