Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Uso de máscaras passa a ser obrigatório no MS a partir de hoje

Estabelecimentos podem barrar entrada de pessoas sem máscaras; punição a locais pode chegar até a cassação de alvarás ou intervenções - Divulgação
Estabelecimentos podem barrar entrada de pessoas sem máscaras; punição a locais pode chegar até a cassação de alvarás ou intervenções Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/06/2020 14h31

A partir de hoje, o uso de máscaras faciais para proteção passa a ser obrigatório em todas as cidades do Mato Grosso do Sul.

A iniciativa, anunciada em decreto no Diário Oficial, foi adotada para combater a pandemia do novo coronavírus. O decreto foi assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na última quinta-feira (18) e publicado no dia seguinte.

A obrigatoriedade inclui o uso em órgãos, instituições e entidades públicas; estabelecimentos privados acessíveis ao público (como shopping centers, supermercados, escritórios e restaurantes); meios de transporte coletivo intermunicipal e interestadual. Os estabelecimentos poderão impedir a entrada de pessoas sem máscara ou poderão oferecer o equipamento para a permanência no local.

A medida inclui ainda a previsão de punições em caso de descumprimento, que vão desde advertência até a interdição de estabelecimentos ou cancelamento de registros, alvarás e licenças. Em caso de estabelecimentos de serviços de interesse para a saúde, há a possibilidade de intervenção.

Até a manhã de hoje, a Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul contabilizava 5.391 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, com 2.788 pacientes recuperados e 47 óbitos. O Governo do MS prometeu distribuir dois milhões de máscaras a servidores públicos e população em situação de vulnerabilidade.