Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo de MG autoriza funcionamento de hospital de campanha no Expominas

Expominas será usado como hospital de campanha em Minas Gerais - Expominas - Pedro Gontijo/Imprensa MG
Expominas será usado como hospital de campanha em Minas Gerais Imagem: Expominas - Pedro Gontijo/Imprensa MG

Do UOL, em São Paulo

25/06/2020 21h00

O comitê do governo estadual de Minas Gerais que cuida da gestão da pandemia do coronavírus autorizou hoje o funcionamento do hospital de campanha montado no Expominas, no oeste de Belo Horizonte. A deliberação foi publicada no Diário Oficial e determina que o local vai ser usado, inicialmente, por três meses.

O texto publicado prevê que o prazo de funcionamento do hospital de campanha pode ser prorrogado "sempre que necessário e enquanto durar o estado de calamidade pública". A decisão foi assinada pelo secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que também chefia o comitê da covid-19. O local teve a montagem concluída em abril, projetado para contar com 768 leitos.

O governo mineiro também autorizou a contratação de organizações sociais de saúde para a gestão dos equipamentos do hospital de campanha. Até que haja um acordo, a indicação do responsável caberá à Secretaria de Planejamento e Gestão.

A deliberação também determinou que o local seja custeado com recursos de programações incluídas no orçamento anual de Minas Gerais, ou com leis que autorizam créditos adicionais.

Na mesma edição do Diário Oficial, o comitê da covid-19 determinou a criação do Escritório de Gestão de Leitos para gerir e monitorar as internações na rede pública e hospitais complementares enquanto durar o estado de calamidade pública por causa da pandemia do coronavírus.