Topo

Esse conteúdo é antigo

Abrir hospital de campanha de BH agora seria 'imprudente', diz secretário

06.04.2020 - Movimentação de aglomeração de pessoas na região central de Belo Horizonte (MG), apesar de determinação para isolamento social contra novo coronavírus - Alex de Jesus/O Tempo/Estadão Conteúdo
06.04.2020 - Movimentação de aglomeração de pessoas na região central de Belo Horizonte (MG), apesar de determinação para isolamento social contra novo coronavírus Imagem: Alex de Jesus/O Tempo/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

25/06/2020 11h19

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo, disse que abrir agora o hospital de campanha montado em Belo Horizonte seria "imprudente". Para ele, ainda não há demanda para iniciar as atividades da estrutura.

"Nós não temos uma sobrecarga tão grande para pensarmos em abrir o hospital de campanha. Isso me parece ser imprudente, a gente, neste momento, ter um gasto muito alto num hospital que ficaria ocioso", afirmou.

Carlos Eduardo participou de uma sessão na Assembleia Legislativa na tarde de ontem em que foi questionado sobre as medidas tomadas pelo governo no combate à pandemia, entre elas, a disponibilização de leitos e a preparação para a semana de pico de casos no estado, prevista, segundo o governador Romeu Zema (Novo), para o dia 15 de julho.

O secretário disse que ainda não há necessidade de recorrer ao hospital. Segundo ele, os leitos na macrorregião central da capital mineira ainda não estão sobrecarregados. "Não houve até agora desassistência", afirmou. Outros 200 leitos de enfermaria serão instalados no Hospital Galba Veloso para atender pacientes diagnosticados com a covid-19.

Dados do governo do estado apontam que em todo o estado a taxa de ocupação geral nas unidades de terapia intensiva está em 90,36% e nos leitos clínicos, em 74,57%.

Ele também negou irregularidades na construção do hospital. Uma nota da Controladoria Geral da União (CGU) encaminhada ao Ministério Público do Estado fez críticas sobre os custos de mão de obra e a suposta inadequação da entidade selecionada para a celebração do contrato.

Com capacidade para 720 leitos de enfermaria e 28 de estabilização, o hospital de campanha da capital teve um custo de R$ 5,3 milhões só relativos a sua implantação. Segundo o secretário de Planejamento, 80% desse valor foi obtido a partir de doações da iniciativa privada.

Ontem, Minas Gerais teve recorde no número de notificações de mortes pelo novo coronavírus em 24 horas: 51 no total. De acordo com o boletim divulgado na manhã de hoje, o estado tem 32.769 casos confirmados e 806 mortes provocadas pela covid-19. Belo Horizonte concentra a maioria dos casos (4836).