Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio Preto fecha supermercados no fim de semana para tentar conter covid-19

Prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (MDB-SP), anuncia novas restrições na cidade - Marcos Morelli/Prefeitura de São José do Rio Preto/Divulgação
Prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (MDB-SP), anuncia novas restrições na cidade Imagem: Marcos Morelli/Prefeitura de São José do Rio Preto/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/07/2020 09h12

A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) determinou o fechamento de supermercados e hipermercados durante os dois próximos fins de semana em uma tentativa de controlar a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com o decreto publicado hoje, os estabelecimentos desta categoria na cidade poderão funcionar de sábado e domingo apenas no sistema de delivery, ficando proibido também a modalidade drive-thru.

Outra restrição será na venda de bebidas alcoólicas, que fica proibida em todos os estabelecimentos comerciais entre às 20h e 6h, de segunda a sexta-feira, e durante as 24 horas aos sábados e domingos.

As medidas foram tomadas com o objetivo de desestimular aglomerações, reduzir a taxa de contaminação e evitar sobrecarga do sistema de saúde da cidade. O secretário de Saúde municipal, Aldenis Borim, disse que a situação dos hospitais na cidade é preocupante.

"Gostaríamos muito de manter o funcionamento dos serviços, porém, não estamos tendo todo a adesão necessária. Ainda vemos muitas pessoas nas ruas sem máscaras, estabelecimentos funcionando em horários proibidos e muitas festas clandestinas e em família", afirmou.

Já o prefeito, Edinho Araújo (MDB-SP), disse que as medidas são temporárias, com validade até dia 30 de julho. "Nosso foco continua sendo a saúde. As medidas tomadas hoje são temporárias e esperamos que inibam as aglomerações, pois elas claramente estão contribuindo para que a doença se espalhe", disse

Segundo boletim divulgado ontem, São José do Rio Preto já registrou 5.042 casos de covid-19, com 146 óbitos.