Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Últimas notícias e o que sabemos até esta quarta-feira (22)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) permanecerá em isolamento no Palácio da Alvorada - Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) permanecerá em isolamento no Palácio da Alvorada Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 12h22Atualizada em 22/07/2020 19h14

O Brasil registrou 1.284 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo balanço oficial do Ministério da Saúde, disponível em seu site oficial. Nos registros oficiais, já são 82.793 óbitos pela doença.

Ao todo, são 2.227.514 casos confirmados, sendo 67.860 desde o balanço de ontem. O total de recuperados chegou a 1.532.138, representando 68,8% do total de infectados. Os casos em acompanhamento chegaram a 612.605, 27,5% do montante de contaminados.

Novo teste de Bolsonaro para covid-19 tem resultado positivo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continua infectado pelo coronavírus e permanecerá em isolamento no Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo. O resultado do teste foi confirmado na manhã de hoje.

Recluso há praticamente 14 dias, o mandatário alimentava expectativa de estar curado e retornar às funções sem restrições médicas ainda nesta semana.

Este é o terceiro teste de covid-19 feito pelo presidente que dá positivo. O primeiro resultado foi revelado em 7 de julho, quando ele descobriu a doença. Posteriormente, em 15 de julho, Bolsonaro se submeteu a novo exame, e o laudo mostrou que ele ainda não estava curado.

Manifestação contra vetos de Bolsonaro

A Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR/MPF) manifestou-se hoje contra os vetos aplicados por Jair Bolsonaro à Lei 14.021, que trata de ações emergenciais de prevenção e combate à covid-19 em comunidades indígenas e tradicionais.

De acordo com a 6CCR/MPF, a justificativa dada por Bolsonaro de que os trechos foram vetados porque criariam despesa obrigatória não planejada ao Poder Público não se sustenta, já que o estado de calamidade pública constitui excepcionalidade às regras de execução orçamentária.

Bolsonaro vetou 16 dispositivos da lei, o que, de acordo com o MPF, "fragilizou a proteção a esses grupos, considerados como de extrema vulnerabilidade à pandemia".

MPF quer obrigar estados a oferecer cloroquina

O MPF (Ministério Público Federal) quer obrigar os estados a disponibilizar cloroquina para o tratamento dos pacientes da covid-19. O medicamento é propagandeado pelo presidente Jair Bolsonaro, embora não haja comprovação científica da sua eficácia.

Duas ações já foram apresentadas pelos escritórios regionais da Procuradoria contra os governos de Goiás e Piauí, mas a Justiça Federal negou a primeira liminar.

Novas ações podem ser apresentadas em outros estados, a depender do desfecho dos processos em Goiás e no Piauí.

Hoje, inclusive, a revista Nature publicou um estudo que indica que a hidroxicloroquina mostrou algum efeito antiviral no organismo de macacos infectados com o novo coronavírus, mas não teve resultados quando testada em um modelo de vias aéreas humano.

Witzel projeta reabertura total em outubro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), publicou em seu Twitter que a ideia de sua gestão é reabrir quase que completamente a economia do estado a partir de outubro.

No entanto, o político afirmou na mensagem que tudo vai depender da continuidade da queda de casos de coronavírus na região.

Enquanto isso, uma grande fila de pessoas que estão em busca de um emprego foi formada desde as primeiras horas de hoje no bairro de Acari, no Rio de Janeiro. As imagens, feitas pelo helicóptero da TV Globo nesta manhã, mostram que centenas se aglomeravam no depósito de uma rede de supermercados.

Volta às aulas

Revezamento de dia de aula, distanciamento entre cadeiras, falta de contato físico e convívio em áreas coletivas, higiene frequente de mãos, objetos pessoais, pés descalços e limpos e proibição de empréstimos de material escolar. Com essas regras, o Amazonas, estado que chegou a ser o epicentro da covid-19 no país, foi o primeiro a retomar as aulas na rede particular de ensino.

Sob a desconfiança e necessidade dos pais, mais da metade dos 84 mil estudantes matriculados este ano em escolas particulares de Manaus voltaram às salas de aula com regras nunca antes adotadas. As escolas públicas ainda não têm previsão de retorno.

Já em relação ao Rio de Janeiro, a ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública) da Fiocruz diz considerar prematura a volta às aulas.

Um estudo da fundação condiciona a retomada das escolas a investimentos da prefeitura para garantir testagem de casos suspeitos de síndrome gripal, seguida de isolamento de 14 dias e de rastreamento de pessoas no entorno. A medida, essencial na estratégia de um bloqueio sanitário, ainda não foi adotada na capital.

Por enquanto, um decreto publicado hoje no Diário Oficial do Rio de Janeiro pelo governador Wilson Witzel (PSC) determina que as aulas presenciais na rede estadual estão suspensas até o dia 5 de agosto.

Prefeitura de Santos usa caso de desembargador para divulgar multas

A prefeitura de Santos, por meio de seu Facebook, citou o caso envolvendo o desembargador Eduardo Siqueira para anunciar o número de multas por falta de máscara na cidade.

No último fim de semana, Siqueira se recusou a colocar o acessório e humilhou um guarda municipal.

Vacinas a preço de custo?

Executivos de grandes empresas farmacêuticas encarregadas de produzir vacinas contra o novo coronavírus expressaram confiança em audiência realizada no Congresso norte-americano ontem. No entanto, os laboratórios Pfizer, Merck Sharp & Dohme (MSD) e Moderna afirmaram que, caso tenham sucesso na produção, não a venderão a preço de custo.

Enquanto isso, a AstraZeneca e a Johnson & Johnson concordaram em, inicialmente, vender suas potenciais vacinas sem lucro.

Em meio a esse debate, os Estados Unidos fecharam hoje um acordo com as farmacêuticas Pfizer e BioNTech para comprar, ainda em 2020, 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19. As empresas informaram que não devem conseguir produzir mais do que isso neste ano.

3,89 milhões de casos nos Estados Unidos

O número de casos de infecção pelo novo coronavírus nos Estados Unidos chegou a 3.891.893 ontem, e o de mortes por covid-19, a 141.845, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Embora Flórida, Texas e Califórnia sejam agora os estados que relatam mais contágios por dia, Nova York ainda é o que tem os piores números da pandemia no país.

Já o vizinho México ultrapassou as marcas de 40 mil mortes por covid-19 e 356 mil casos de infecção pelo novo coronavírus ontem, dia em que foram relatados 915 novos óbitos e mais 6.859 contágios.

Consulado chinês fechado

O consulado chinês em Houston, nos Estados Unidos, foi fechado "para proteger a propriedade intelectual americana e as informações privadas dos americanos" - disse hoje uma porta-voz do Departamento de Estado, após o vigoroso protesto de Pequim contra essa decisão.

As autoridades chinesas denunciaram a ação, a qual classificaram de "provocação política" que prejudicará as relações diplomáticas bilaterais.

"Tipos" de coronavírus

Uma análise feita por pesquisadores do King's College, em Londres, identificou seis "tipos" de covid-19, cada um caracterizado por um conjunto específico de sintomas.

A gravidade da doença e a necessidade de auxílio respiratório em caso de hospitalização variam conforme o tipo de vírus, segundo os cientistas.

Claire Steves, a autora do estudo, comentou a descoberta.

"Essas descobertas têm implicações importantes para o atendimento e o monitoramento das pessoas mais vulneráveis à forma mais grave da covid-19."

Tóquio 2021

Em entrevista à emissora NHK, Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, disse que não será possível realizar a Olimpíada em 2021 se a pandemia do novo coronavírus continuar como está.

"Se a situação do coronavírus continuar como está, não será possível."

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começariam no próximo final de semana, foram remarcados para julho de 2021. No entanto, a sua realização ainda não é garantida já que há muitas questões ainda não debatidas sobre o evento, como presença de público, segurança para os atletas, se eles precisarão ou não de quarentena, entre outras.