Topo

Esse conteúdo é antigo

SP tem 2º maior número de casos de covid-19 em 24h; interior passa capital

Movimentação na rua 25 de Março, no centro de São Paulo (SP) - Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Movimentação na rua 25 de Março, no centro de São Paulo (SP) Imagem: Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL*, em São Paulo

22/07/2020 14h03

O estado de São Paulo registrou 16.777 casos oficiais de covid-19 nas últimas 24 horas — segundo maior número oficial de um dia para o outro desde o início da pandemia. O recorde é de 19.030 casos oficiais, apontado em 19 de junho, quando houve a normalização de um problema no e-SUS.

No mesmo período de 24 horas, houve o registro de 361 mortes, totalizando 20.532 em todo o estado até o balanço de hoje. Ao todo, foram registrados em São Paulo 439.446 casos casos da doença causada pelo novo coronavírus.

O coordenador executivo do Centro de Contingência de São Paulo, João Gabbardo, admitiu que o número de casos nas últimas 24 horas foi acima do esperado. Ele, no entanto, disse que o índice desta semana é menor do que o da anterior.

"Realmente, nas últimas 24 horas, o número de casos notificados foi maior do que era esperado. Foram 16.777 casos confirmados nas últimas 24 horas. Mas, se nós analisarmos esta semana, de domingo até quarta-feira, considerando os dados desta semana epidemiológica, e os dados de ontem, vamos chegar ao número de casos confirmados de 27 mil", afirmou. "Nos mesmos quatro dias da semana anterior, a semana 29, tivemos 35 mil casos confirmados. Nesta semana, comparando com a semana 29, nos temos um decréscimo no estado de 22% de casos confirmados. Não nos preocupa esse número de ontem, provavelmente ontem tenha saído o quantitativo de resultado dos laboratórios, de dias que estavam com demanda reprimida e ontem saiu esse resultado."

Em compensação, o estado apresentou números mais favoráveis na ocupação de leitos hospitalares. A taxa de ocupação de UTIs hoje no estado é de 66,5% (ante 66,6% de ontem).

O número de internados em UTIs é de 5.416 (ante 5.805 da véspera). Em enfermarias, são 8.055 pacientes (ante 8.269 do dia anterior).

Interior passa a capital em número de casos

O interior registra 170.515 infectados, segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e ultrapassou a capital, que tem 167.801 pessoas diagnosticadas com a doença causada pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. O restante de casos é registrado na Grande São Paulo e no litoral paulista.

*Com Agência Brasil.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no último parágrafo, os outros casos referem-se a Grande São Paulo e litoral paulista, e não Baixada Santista. A informação foi corrigida.